ADAGRI fiscaliza feira de animais e parque de exposições em Quixadá

20 de setembro de 2012 - 17:40

Fiscais e agentes da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará realizaram uma blitz na última quarta-feira (19) no entorno da Feira de animais de Quixadá. A ação da ADAGRI fortalece a fiscalização do trânsito de animais que são transportados com destino à feira e ao abate, por exemplo.

Os servidores verificaram a Guia de Transito Animal – GTA e observaram  as condições de sanidade dos animais,através dos exames e das vacinas obrigatórias.

Durante a fiscalização volante foram abordados 17 veículos conduzindo 178 bovinos e 91 ovinos, totalizando 269 animais. Nove caprinos e cinco suínos estavam sem a documentação legal, e os motoristas foram obrigados a retornar os animais à origem.

A Feira de Animais de Quixadá é o mais importante evento de aglomeração de animais de todo o Estado do Ceará. Ela acontece toda semana às quartas e quintas-feiras e e chegam a comercializar mil e quinhentos animais.

De acordo com Nélio Morais, Diretor de Sanidade Animal, “por sua dimensão, todas as medidas sanitárias devem ser focadas permanentemente, visando a segurança e a rastreabilidade dos animais, sobretudo em casos de episódios ou focos de enfermidades transmissíveis, uma vez que, o evento recebe animais de todas as regiões do estado e também os distribui para outras várias regiões, dentro e fora do Ceará.”

Outra ação realizada na feira foi a supervisão das melhorias do Parque de Exposições João Moisés Ferreira, em relação aos compromissos pactuados com o DMASP/Prefeitura de Quixadá, dentre eles: instalação de grades de segurança nas portas e janelas do recinto da ADAGRI no Parque, construção e reparação de embarcadouros/desembarcadouros, aquisição de cadeiras para acomodação dos servidores, polícia municipal dando apoio de segurança à Feira.

Para o mês de outubro está programado a liberação de recursos de emenda parlamentar na ordem de sessenta mil reais, destinados a melhorias no parque, que vão garantir mais qualidade aos usuários e sobretudo aos padrões sanitários exigidos.

As atividades foram coordenadas pelo diretor de Sanidade Animal, Nélio Morais e contaram com o apoio do fiscal Médico Veterinário Antônio Williams Lopes da Silva e do agente José Ermeson Ribeiro Leite.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br