DISAV realiza reuniões sobre Certificação Fitossanitária

21 de setembro de 2012 - 18:05

 

A unidade da ADAGRI de Tianguá realizou esta semana, uma série de Reuniões Técnicas sobre Certificação Fitossanitária.

As reuniões tiveram como objetivo promover nivelamento de todos os engenheiros agrônomos que exercem o cargo de fiscais estaduais agropecuários sobre as etapas e os processos de certificação fitossanitária.

Os processos são focados na padronização das ações de fiscalização,seguindo o manual básico sobre certificação fitossanitária, elaborado pelo Núcleo Técnico de Certificação Fitossanitária da ADAGRI.

O Certificado Fitossanitário de Origem – CFO e o Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado – CFOC são os documentos emitidos para atestar a condição fitossanitária da partida de plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal de acordo com as normas de defesa sanitária vegetal do Ministério da Agricultura e consequentemente a emissão da Permissão de Trânsito de vegetais (PTV).

Segundo o Diretor de Sanidade Vegetal João Salmito, “além dessas reuniões técnicas, é preciso criar um fórum de discussão virtual sobre o assunto e capacitação nas unidades que possuem maior demanda, como em Limoeiro do Norte,Tianguá e Crato.”

As reuniões técnicas aconteceram nos municípios de Limoeiro do Norte, Brejo Santo,Fortaleza e Tianguá. Os encontros foram coordenados pelos fiscais Dagoberto Saunders (UL Caucaia) e Renata Damasceno (UL Limoeiro do Norte).

 

 

 

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

(85) 3101 8137

www.twitter.com/@adagri