Começa a frutal 2012

26 de setembro de 2012 - 13:45

A 19º Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (XIX Frutal 2012) foi aberta oficialmente nesta terça-feira (25), às 19 horas, no Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará. O evento é promovido pelo Instituto Frutal em parceria com o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). A Frutal 2012 segue até a próxima quinta-feira (27).

O principal objetivo do evento é ampliar a discussão sobre educação e tecnologia e ressaltar os esforços para melhorias no setor da fruticultura, floricultura e agroindústria. Os participantes poderão visitar estandes de produtores de frutas, flores, sucos e polpas, além de terem a oportunidade de participar de diversas atividades, divididas em cursos e palestras técnicas, seminários técnicos e setoriais, painéis, mesas redondas e oficinas.

Segundo o presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, o Ceará enfrenta, atualmente, a maior seca da história, comparada à dos anos 1915 e 1958 no que diz respeito à pluviometria. No entanto, não acontece a mesma tragédia dos anos anteriores, devido às políticas sociais de transferência de renda do governo e da adoção de soluções tecnológicas locais que fortalecem a economia agrícola regional para, assim, reduzir os riscos de perdas das safras.

Onze produtores rurais dos municípios de Fortaleza, Pindoretama, Palmácia, Aquiraz, Viçosa do Ceará, Nova Russas, Eusébio, Paracuru, Cascavel, Redenção e Jaguaribe estão expondo e vendendo produtos de sua fabricação tais como: derivados do caju (castanha, doces e compotas), cachaça artesanal, produtos da cana-de-açúcar, produtos de leite e também artesanatos.

Palestras

Servidores da ADAGRI, SDA e Ematerce estão palestrando sobre programas e projetos governamentais para desenvolvimento da agricultura no Estado. Nesta terça feira (25), o assessor técnico da Presidência Tito Carneiro presidiu a mesa da palestra “Sanidade Vegetal no Comércio Internacional de Flores e Plantas Ornamentais” que teve a coordenação da fiscal Andréa Cavalcante. Na ocasião, o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV/DAS/DF) Cosam  de Carvalho falou sobre certificação fitossanitária, permissão de trânsito de vegetais e laboratórios credenciados, atividades indispensáveis para a sanidade vegetal do Ceará.

Hoje (26), o Fiscal Estadual Agropecuário, Marcos Maurício da Silva Oliveira será o coordenador de Sala, na Palestra “ Potencial Para a Citricultura de Mesa no Nordeste: Oportunidades e Risco”, na sala 5 do mesanino 2, do pavilhão oeste do novo centro de eventos do ceará, a partir das 15:30h

Agroflores e Expofood

Também consta da programação do Frutal 2012 a XIV edição da Agroflores, que terá palestras e capacitações sobre a produção de flores, já que o Estado do Ceará tem se destacado na exportação de flores. A Expofood, concurso de gastronomia que terá a participação de chefs nacionais e internacionais.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br