Citricultura é destaque na frutal 2012

27 de setembro de 2012 - 22:17

 

Os números da citricultura brasileira demonstram a grande importância econômica e social que a atividade tem para a economia do país.  E o Nordeste responde por 9% da produção nacional ou a segunda maior região produtora do Brasil. Os números foram mostrados pelo curador da Embrapa e coordenador do projeto de revitalização da citricultura do Vale do Jaguaribe, Orlando Sampaio Passos , na palestra sobre as oportunidades e os riscos da produção de citros na região, realizada nesta quarta feira durante o frutal 2012.

A localização privilegiada permite ainda que mais da metade dos 9% da produção de citros no Nordeste, seja direcionada a exportação  de frutas no Brasil em 2011 e 2012. E o consumo no Brasil chega a 24,5 quilos de consumo por habitante anualmente.Os dados são de 2002/2003.

No entanto a falta de políticas públicas para o setor ainda é o principal entrave para a produção. De acordo com Orlando Sampaio, existe crédito de maneira abundante, mas ele não atinge o pequeno produtor. “É preciso ainda investir nos centros nacionais de produtos, na extensão rural e no ensino das culturas de citros, hortaliças e outras frutas”, disse.

A proteção fitossanitária foi o assunto mais enfático. Orlando disse que não tem como trabalhar a produção de citros sem a presença ativa da defesa agropecuária.  “Já temos a promessa da ADAGRI, através da SDA para que se desenvolva um projeto grande da citricultura no Ceará”, afirmou Orlando. A palestra foi coordenada pelo fiscal agropecuário Marcos Maurício da Silva Oliveira e teve intervenções do assessor da presidência Tito Carneiro que alertou sobre as pragas quarentenárias: “fazemos um verdadeiro pente fino quanto a prospecção de pragas. Poucos fazem esse tipo de trabalho, como a ADAGRI faz no Ceará”.

 

 

 

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

(85) 3101 81 37

www.twitter.com/@adagri