ADAGRI vai executar mais dois programas do governo federal

4 de outubro de 2012 - 16:30

 

A Superintendência Federal de Agricultura no Ceará, atendendo as normativas da SUASA – Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, repassou para a ADAGRI a execução do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose e Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos.

A assinatura aconteceu ontem na sede da SFA, com a presença da superintendente Maria Luísa Rufino e do Presidente da ADAGRI Augusto Júnior.

A partir de agora portanto, é de responsabilidade da ADAGRI, entre outras atribuições o controle da Anemia Infecciosa Equina (AIE) e erradicação do mormo no caso dos equídeos e o controle, aquisição e distribuição de antígenos e tuberculinas para diagnóstico de brucelose.

 

Equídeos

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, O Brasil possui o maior rebanho de equinos na América Latina e o terceiro mundial. Somados aos muares (mulas) e asininos (asnos) são 8 milhões de cabeças, movimentando R$ 7,3 bilhões, somente com a produção de cavalos.

A maior população brasileira de equinos encontra-se na região Sudeste, logo em seguida aparecem as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Norte. Destaque para o Nordeste, que além de equinos, concentra maior registro de asininos e muares.

 

Bovinos e bubalinos

A bovinocultura é um dos principais destaques do agronegócio brasileiro no cenário mundial. O Brasil é dono do segundo maior rebanho efetivo do mundo, com cerca de 200 milhões de cabeças. Além disso, desde 2004, assumiu a liderança nas exportações, com um quinto da carne comercializada internacionalmente e vendas em mais de 180 países.

No caso dos bubalinos, o rebanho está estimado em torno de 1,15 milhão de bubalinos, sendo a região Norte, com 720 mil animais, a maior produtora do País, com destaque para o Pará, que responde por 39% do rebanho nacional.  Em seguida aparecem o Nordeste e o Sudeste, com 135 e 104 mil cabeças, respectivamente.

 

 

 

Assessoria de comunicação
Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br
(85) 3101 81 37
www.twitter.com@adagri