Adagri apresenta atividades no comitê gestor da SDA

9 de outubro de 2012 - 18:34

Na manhã dessa terça-feira (9) o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Augusto Júnior, participou de reunião do Comitê Gestor da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e instituições vinculadas. O encontro aconteceu no Parque de Exposições Governador César Cals para analisar o desempenho dos principais projetos e ações desenvolvidos pela SDA e demais órgãos do Sistema Estadual de Agricultura.

Augusto Júnior apresentou um diagnóstico dos principais indicadores da Adagri e mostrou os desafios e resultados expressivos da agência. Ele destacou o bom índice de vacinação na primeira etapa da campanha contra a Febre Aftosa, em 2012, onde o Ceará vacinou 93,14% do rebanho bovino. O presidente comemora também a aprovação do Ceará na última auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com o presidente, em 2012 a Adagri já realizou 1.431 fiscalizações de farmácias veterinárias e 128 fiscalizações em eventos agropecuários, apresentando aumento de 224% comparado ao mesmo período de 2011. “Essa ação garante a sanidade animal e dos produtos agropecuários”, frisou.

Augusto Júnior ressaltou ainda, o trabalho de educação sanitária da agência, onde foram realizadas 19 reuniões regionais sobre os programas sanitários e 75 palestras, alcançando 1420 pessoas. Além disso, a Adagri ampliou a emissão de Guias de Transporte Animal (GTA) e aumentou o quadro de fiscais estaduais agropecuários, composto por agrônomos e médicos veterinários.

Na área vegetal a Adagri comemora o fato do Ceará ser área livre de Sigatoka Negra e da Mosca das Frutas. Augusto Júnior lembrou também o trabalho realizado para fiscalizar o uso de agrotóxicos, apreensão de produtos comercializados ilegalmente e destacou a criação do Núcleo Técnico em Sementes e Mudas.

Assessoria de comunicação da SDA

Cícero Lacerda – (85) 3101.8105 | 8897.8510