Missão internacional encerra visita com reunião entre SDA e ADAGRI

19 de outubro de 2012 - 19:47

 

O Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, e o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) Augusto Júnio, receberam nesta sexta-feira (19), missão internacional formada por 11 engenheiros agrônomos que conheceram a experiência do Estado no combate à mosca da fruta (Anastrepha grandis), praga que compromete à fruticultura.

 

O grupo é composto de técnicos dos Ministérios da Agricultura dos países, Panamá,Bolívia, El Salvador, Guatemala, Belize e Honduras. Durante uma semana, eles visitaram as unidades produtivas de melão e melancia na região do Baixo Jaguaribe, Litoral Leste do Ceará e Mossoró (RN), além dos postos de vigilância zoofitossanitária, laboratórios de entomologia e Unidades Locais da ADAGRI e Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Rio Grande do Norte (IDIARN).

 

O Ceará é área livre da praga e hoje, a atividade de defesa fitossanitária do Estado é referência internacional. O presidente da ADAGRI, Augusto Júnior, comemorou o reconhecimento internacional e colocou o órgão à disposição da equipe para novas trocas de experiências. “Estamos sempre abertos às trocas de experiências com outros países até para nós evoluirmos também nas ações que desenvolvemos aqui”, afirmou.

 

A representante da Organização Social, Moscamed, Lara Beane, elogiou o trabalho da SDA e ADAGRI no controle de pragas na fruticultura. “É uma atividade fundamental para o Nordeste e sempre que temos a oportunidade de conhecer experiência boas nesta área, temos que divulgá-las”.

 

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que a população conhece muito pouco a defesa vegetal e o Estado precisa conscientizar os produtores e consumidores da importância deste trabalho. “Defesa vegetal é uma questão de saúde pública e não vamos abrir mão de um trabalho eficiente e que garanta qualidade aos produtos que são comercializados”, concluiu.

 

O secretário agradeceu a visita dos técnicos e disse ainda que sempre estará a disposição para apresentar as boas experiências da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) aos que solicitarem.

 

A equipe tem agenda nesta segunda-feira, em Petrolina, Pernambuco, para conhecer a experiência daquele estado no combate à mosca da fruta.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510

lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Twitter: @ImprensaSDA

 

Com informações da assessoria de comunicação da ADAGRI

 

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

(85) 3101 81 37

www.twitter.com/@adagri