Fortaleza sedia encontro nacional do PAA – leite

23 de outubro de 2012 - 15:30

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) iniciaram nesta segunda-feira (22) o seminário nacional sobre a nova operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos do Leite (PAA Leite).

O evento conta com a participação de representantes dos nove estados do Nordeste e de Minas Gerais e discute as experiências de cada estado com a gestão do PAA Leite, além de questões que garantam a eficiência do programa em todo o Brasil.

Durante a abertura oficial do evento, a secretária Nacional de Segurança Alimentar do MDS, Maya Takagi, destacou a função social do PAA Leite para atingir a meta do Governo Federal de erradicar a extrema pobreza no Brasil. “Nós temos que envolver estados e municípios na luta pela erradicação da extrema pobreza. Por isso, precisamos discutir com representantes estaduais e municipais os avanços do programa nos últimos anos”, afirmou.

Também durante a solenidade de abertura, a secretária Maya Takagi destacou a importância dos Estados trocarem experiências, inclusive com o Governo Federal para que ações que deram certo possam ser repetidas também pela União. Para 2013, a secretária informou que vai ser modificada a adesão dos Estados e dos municípios ao PAA Leite, quando os produtores receberão os recursos diretamente do Governo Federal. “Os Estados e municípios vão cadastrar os produtores de leite e o MDS vai repassar o dinheiro diretamente para eles, diminuindo a burocracia e contribuindo com a eficiência do programa”, disse.

Os secretários de Agricultura dos outros estados reconheceram a importância do PAA Leite para a geração de emprego e renda no campo e para o melhoramento genético do rebanho bovino, ovino e caprino. “Além disso, nós conseguimos distribuir um leite de qualidade para as famílias que mais precisam”, afirmou José Marinho Júnior, secretário de Agricultura de Alagoas. Para o secretário de Agricultura da Paraíba, Marenilson Batista da Silva, “o PAA Leite garante alimentos para quem precisa e também inclusão produtiva na agricultura familiar”.

O presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, secção ceará, Emanuel Barreto de Oliveira, ressaltou que o PAA Leite é uma referência nacional e serve de modelo para outros países em desenvolvimento que têm políticas de combate à extrema pobreza.

O secretário cearense, Nelson Martins, deu as boas vindas aos presentes e destacou o empenho da equipe da SDA em ampliar o número de agricultores que fornecem produtos para o PAA Leite. “Nós entregamos tanques de resfriamento, kits de higienização de ordenha e motoensiladeiras para produzir alimentação para o rebanho e capacitamos os produtores para que eles ofereçam o melhor produto para quem precisa”.

Nelson Martins destacou ainda a importância do seminário para que as boas experiências de outros estados sejam aproveitadas pelo Ceará, assim como as experiências do Ceará podem ser dividas.

A Adagri foi representada pela gerente do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), Adrianne Paixão. O SIE contribui ativamente na execução do Programa, através do monitoramento da qualidade e controle sanitário dos laticínios credenciados ao PAA no estado do Ceará e registrados no SIE. Atualmente, dos 15 laticínios credenciados ao PAA Leite, 12 são registrados no SIE e os demais no SIF (Serviço de Inspeção Federal). O PAA Leite no Ceará tem meta de captação e distribuição de 100.000 (cem mil) litros de leite por dia através de parceria com o MDA, MDS e Governo do Estado do CEará.

O seminário prossegue até a próxima quarta-feira (24), das 9 às 18 horas.

Seminário sobre a nova operacionalização do PAA Leite

Das 9 às 18 horas, no Hotel Ibis Fortaleza – Rua Atualpa Barbosa Lima 660 – Praia de Iracema

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510