CFO começa em Limoeiro do Norte

7 de novembro de 2012 - 19:00

A  ADAGRI, através da Diretoria de Sanidade Vegetal está realizando em Limoeiro do Norte, mais um Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC). O Curso é autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e terá como instrutores os professores doutores da UFERSA, Rui Sales Júnior e Helton Lúcio de Araújo, além do fiscal federal Luiz Otávio de Queiroz Neto, da Superintendência Federal de Agricultura do Ceará.

O conteúdo programático abrangerá pragas como a Sigatoka-negra (Mycosphaerella fijiensis), Moko (Ralstonia solanacearum raça 2), Cochonilha-do-carmim (Dactylopius opuntiae), Mancha-anelar (Papaya ringspot virus – PRSV), Amarelo-letal (Papaya lethal yellowing virus – PLYV), Meleira (Papaya sticky disease virus, PSDV), Moscas-das-frutas (Ceratitis capitata, Bactrocera carambolae e Anastrepha spp.), Cancro-cítrico (Xanthomonas axonopodis pv citri = Xanthomonas citri subsp. citri), CVC (Xylella fastidiosa), Pinta-preta (Guignardia citricarpa), Greening/HLB (Candidatus Liberibacter spp.), Mosca-negra (Aleurocanthus woglumi), Cancro-bacteriano-da-videira (Xanthomonas campestris pv. viticola), Tripes (Thrips palmi) e Moscas-brancas (Bemisia tabaci e B. argentifolli).

 

O curso está sendo realizado na sede do SEBRAE em Limoeiro e  tem como objetivo capacitar Engenheiros Agrônomos para a emissão de certificação de origem de produtos oriundos de unidades produtivas (UP’s), livres e/ou isentas de Pragas quarentenárias ou com exigência de certificação por parte do cliente. Fiscais agropecuários da ADAGRI também participam do encontro.

 

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

(85) 3101 8137

www.twitter.com/@adagri