Sorologia: processo continua no Ceará

13 de novembro de 2012 - 14:00

 

A ADAGRI já recebeu os resultados das análises de sangue coletadas dos animais do Estado pelo LANAGRO de Recife, um dos laboratórios oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).  O procedimento chamado de sorologia avaliou a circulação do vírus da febre aftosa no sangue dos animais.

324 propriedades foram sorteadas. Das 10.390 amostras de bovinos, ovinos e caprinos  enviadas ao LANAGRO, 3.660 foram reagentes (35,32%) em 110 propriedades e 68 municípios. Esses animais passarão por nova coleta de sangue (colheita pareada) e as amostras serão enviadas para uma segunda análise no LANAGRO para descartar a presença do vírus.  Enquanto isso, as propriedades continuarão no estudo, monitoradas quinzenalmente até a chegada do resultado final.              

As 214 propriedades que não tiveram rebanhos reagentes aos exames laboratoriais estão sendo liberadas do estudo e sofrerão vacinação assistida contra Febre Aftosa na 2ª Etapa da campanha de 2012.

As propriedades foram escolhidas pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) de acordo com o risco epidemiológico existente, tais como locais próximos às fronteiras ou com trânsito intenso de animais.

Os animais que irão continuar no processo ainda não podem vacinar contra a febre aftosa. Caso, os resultados finais da sorologia cheguem ao Ceará até o final de novembro, os animais poderão ser vacinados dentro da 2º etapa da campanha contra a febre aftosa.

O trânsito de Animais susceptíveis a Febre Aftosa, seus produtos e subprodutos oriundos do Rio Grande do Norte e Paraíba que estava restrito durante a fase inicial da sorologia foi Liberado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O trânsito foi liberado porque os estados entraram no inquérito sorológico do MAPA no último dia 8 de outubro. Mesmo assim, os animais só poderão entrar no Ceará se já estiverem sido vacinados na 2º etapa da campanha.

 

 

 

 

 

Assessoria de comunicação
Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br
(85) 3101 8137
www.twitter.com/@adagri