SDA e Adagri intensificam mobilização para vacinação contra aftosa

15 de novembro de 2012 - 10:47

Encerrada nesta quarta-feira (14), em Crateús, a série de visitas aos municípios do interior cearense para mobilização dos sindicatos rurais e dos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) para a vacinação contra a febre aftosa.

Participaram dos encontros o coordenador da Campanha contra a Febre Aftosa no Ceará, Joaquim Sampaio, e o secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, além de agricultores familiares e representantes de sindicatos rurais e secretários municipais de agricultura.

Segundo Amorim, os técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) vão contar com o apoio dos agentes de saúde para fazer a mobilização nas comunidades rurais pela vacinação do rebanho. “O combate à febre aftosa também é uma questão de saúde pública, e os agentes de saúde ajudam bastante com a mobilização das comunidades rurais”, afirmou.

Além de Crateús, as reuniões aconteceram em Marco, Acaraú e Itapipoca.

 

Vacinação

 

A segunda etapa da campanha de vacinação contra prossegue até o dia 30 de novembro, em todo o Ceará. Os produtores devem procurar as lojas veterinárias para comprar as doses da vacina para o rebanho e solicitar a nota fiscal. A dose da vacina continua com preço médio de R$ 1,50. A multa para quem não vacinar o rebanho ainda é de R$ 13,43 por cabeça.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que a segunda etapa da campanha será histórica para o Ceará, pois há uma boa expectativa para que o Ceará seja confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), como zona livre de febre aftosa com vacinação até março de 2013. “Nós precisamos do apoio dos produtores para que vacinem o rebanho e assim contribuam também com o desenvolvimento da pecuária e da economia do Ceará”.

 

 

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510

lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Twitter: @ImprensaSDA