DISAV realiza fiscalização na Ceasa de Maracanaú

27 de novembro de 2012 - 14:28

A  Diretoria de Sanidade Vegetal da ADAGRI realizou, na última semana, Blitz na Ceasa de Maracanaú. Os fiscais proibiram a entrada de vegetais e partes de vegetais, independentemente da sua origem, acompanhadas de folhas e partes de plantas de bananeira e helicônia, com a finalidade de acondicionamento, embalagem e/ou proteção de quaisquer tipos de cargas.

As fiscalizações foram intensificadas em agosto, quando um posto avançado da ADAGRI foi implantado dentro da Central de Abastecimento. Ações educativas envolvendo permissionários, produtores , transportadores e usuários em geral também estão sendo realizadas com relação ao controle de pragas quarentenárias e de importância econômica na CEASA.

Durante a blitz, foram distribuídos comunicados com informações sobre as pragas, objetos de controle pela ADAGRI, sintomas e também quanto às medidas fitossanitárias pertinentes, embasadas na Instrução Normativa nº 17, de 31 de maio de 2005; nº 54 e nº 55, de 04 de dezembro de 2007 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA; Lei Estadual nº 14.145, de 25 de junho de 2008, regulamentada pelo Decreto      nº 30.578, de 21 de junho de 2011 e nas disposições previstas no art. 259 do Código Penal Brasileiro.

De acordo com o Gerente de Gestão de Risco Tuffi Habibe, “ a partir da segunda quinzena de dezembro, as ações de fiscalização na Ceasa irão abranger as viroses do mamoeiro, pragas dos citros e  gramíneas utilizadas no acondicionamento embalagem e/ou de quaisquer tipos de cargas”.

Participaram desta ação, o Diretor da DISAV, João Batista Salmito de Almeida, O Gerente de Gestão de Risco, Tuffi Habibe e os Fiscais Agrônomos, Armando César Saraiva (Sede), Paula Andréa Insurralde (UL Maranguape), Marcos Maurício Oliveira (UL Caucaia), Francisco Gleyber Cartaxo (UL Itapipoca), Fernando da Justa Feijão ( UL Pacajus) e Rodolfo Moriconi (UL Ipu).

 

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

(85) 3101 81 37

www.twitter.com/@adagri