ADAGRI solicita reconhecimento de área livre de moko da bananeira

28 de novembro de 2012 - 03:00

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará  está pleiteando junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) , que o Estado seja reconhecido como Área Livre de Moko da Bananeira  Ralstonia solanacearum, raça 2,  ALP MOKO DA  BANANEIRA.

Nesta segunda feira (26), o Presidente da ADAGRI Augusto Júnior, entregou durante reunião na sede da Superintendência Federal da Agricultura do Estado do Ceará, (SFA/MAPA/CE), relatório contendo todas as informações requeridas pela citada Instrução Normativa,  onde são estabelecidos os critérios para o reconhecimento oficial do Estado do Ceará como Área Livre do Moko da Bananeira.

Segundo o Gerente Tuffi Habibe, o documento entregue foi “fruto do monitoramento ocorrido entre o período de janeiro de 2010 à outubro de 2012, realizado em todas as áreas produtoras de banana e helicônia do estado do Ceará”.

Desde 2006, o Ceará já é considerado Área Livre de Sigatoka Negra pelo MAPA e a manutenção deste status é o resultado do cumprimento dos critérios estabelecidos pela Normativa 63º de 21 de novembro de 2006. Monitoramentos mensais quanto à ocorrência da Sigatoka Negra e do Moko da Bananeira,  são realizados em diversos municípios do Estado,  por parte de Técnicos da ADAGRI lotados nas Unidades Locais, distribuídas em todo o Estado do Ceará e pelos Responsáveis Técnicos habilitados pelo Órgão Estadual de Defesa Agropecuária para essas pragas.

Participaram da reunião, a Superintendente da SFA/MAPA/CE, a Dra Maria Luiza Rufino, o Diretor Técnico da SFA/MAPA/CE, Dr Luiz Otávio Neves, a Fiscal Federal SFA/MAPA/CE, Dra Janaína Rabelo Magalhães, o Diretor da DISAV, João Batista Salmito de Almeida, o Gerente de Gestão de Risco da DISAV, Tuffi Cerqueira Habibe, o Assessor da Presidência da ADAGRI, José Tito Carneiro e o Procurador Jurídico Dr Michel Mourão Matos, além do Presidente da ADAGRI Augusto Júnior.

 

 

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

(85) 3101 8137

www.twitter.com/@adagri