ADAGRI participa de palestras e visitas internacionais

5 de dezembro de 2012 - 03:00

Diretores e gerentes da Diretoria de Sanidade Vegetal da ADAGRI estão participando de um ciclo de palestras e visitas técnicas realizadas pelo Centro de Pesquisa de Agricultura do Havaí (USDA/ARS Pacific Basin Agricultural Research Center,Hilo)

A programação é coordenada pelo cientista e diretor do USDA, Dennis Gonsalves,  responsável pela recuperação da cultura do mamoeiro devastada nas ilhas do Havaí pelo vírus da mancha anelar do mamoeiro Papaya ringspot vírus.                           

A programação inclui palestras com temas envolvendo mamão transgênicos para o controle de vírus e a arte de comercializar seus produtos, resistência genética, estratégias de controle da mancha anelar, cultura de tecidos e transformação de mamão e ornamentais, dentre outros temas. Estarão sendo realizadas visitas técnicas, ao Packing House da Agrícola Famosa em Icapuí, e às instalações da empresa BioClone, onde são produzidas mudas clonadas de mamoeiro e áreas de produção de mamão do Perímetro Irrigado Baixio Acaraú.

As palestras terão como mediador, tradutor e debatedor o Dr José Albérsio de Araújo Lima, Virologista UFC. Também como debatedor, participará evento o Dr Manuel Teixeira Souza Jr, Diretor Geral da Embrapa Agroenergia – DF.

As palestras e as visitas prosseguem até o dia 7 de dezembro. Participam do encontro, pela ADAGRI,  o gerente de Gestão de Risco Tuffi Cerqueira Habibe, o assessor da Presidência da ADAGRI José Tito Carneiro eo Fiscal Estadual Agropecuário Fabrício Ferreira Lima, integrante do Núcleo Técnico de Viroses do Mamoeiro da DISAV. “ Este é um evento de grande monta para a fitossanidade no Estado do Ceará, devido à importância dos temas abordados e ao gabarito dos pesquisadores envolvidos neste evento”, afirma o gerente Tuffi Habibe.

 

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

www.twitter.com/@adagri(85) 3101 8137