Ceará bate meta e vacina mais de 90% do rebanho contra a aftosa

18 de dezembro de 2012 - 20:41

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI), divulgou na tarde desta terça-feira (18), os últimos números da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Ceará.

Foram vacinados 2,465 milhões de animais bovinos e bubalinos de um rebanho de 2,723 milhões, o que representa 90,6%. “Nós superamos a meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que era vacinar 90% do rebanho, nos credenciando para recebermos o status de zona livre de aftosa com vacinação”, comemorou o presidente da ADAGRI, Augusto Júnior.                                      

Além de vacinar 90% do rebanho, 80% das propriedades também precisam ser imunizadas, de acordo com as exigências dos Ministério. No Ceará este número passou de 84%. Os municípios de Baixio e Farias Brito foram os únicos a vacinar 100% do rebanho contra a febre aftosa. Já Fortaleza imunizou apenas 70,5% dos bovinos e bubalinos. Bela Cruz foi o município que menos vacinou e ficou com índice de 69,19%.

Apesar do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ter deixado a critério dos estados o início da campanha para o dia 15 de janeiro de 2013, o Ceará optou por iniciar a campanha dentro do período previsto, pois se houvesse adiamento os animais poderiam estar mais fracos. Além disso, não havia, como ainda não há previsão de chuva até o início do ano. Na primeira etapa da campanha de vacinação realizada em junho foram vacinados 93,14% dos animais.

O secretário Nelson Martins destacou que apesar dos números da segunda etapa ainda serem menores que os da primeira, o resultado foi satisfatório. “Com todas as dificuldades relacionadas com a seca, nós conseguimos superar a meta, graças ao emprenho da ADAGRI e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), e alcançamos todos os índices exigidos pelo MAPA para chegarmos ao status de zona livre”, afirmou.

 

Pós-Campanha

 

O presidente da ADAGRI, Augusto Júnior, informou que a Agência já está notificando os produtores que deixaram de vacinar o rebanho. Os que vacinaram e ainda não declararam devem fazê-los nos escritórios locais da ADAGRI ou da Ematerce nos municípios. Por isso, os números divulgados podem sofrer pequena alteração.

 

 

 

Assessoria de comunicação

Lúcio Filho e Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

(85) 3101 8105/8137

www.twitter.com/@adagri