Novo abatedouro inaugurado em Iguatu

18 de janeiro de 2013 - 00:12

Parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (ADAGRI), e da Prefeitura Municipal de Iguatu viabilizou a inauguração do Matadouro Público do município, na última segunda-feira (14).

Segundo a gerente de emergência da ADAGRI, Adrianne Peixão, o novo equipamento vai atender a todos os municípios da Região Centro Sul do Estado. “A ADAGRI fez a vistoria no equipamento, acompanhada dos representantes dos Poderes Executivo e Legislativo de Iguatu e do Ministério Público e hoje o abatedouro está certificado pelo serviço de inspeção estadual para receber animais de todo o Brasil e comercializar os produtos oriundos de lá para todo o Ceará”, afirmou.

No equipamento houve um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, sendo recursos do Estado e do município. Serão atendidos os municípios da Região Centro Sul e imediações. Dispõe de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). A solenidade contou com a presença de autoridades municipais e da ADAGRI, na ocasião representada pelos fiscais Médicos Veterinários e Agentes Agropecuários  da Unidade Local de Iguatu.

A manutenção do equipamento será feita através de uma parceria público privada (PPP) entre uma empresa e a Prefeitura Municipal. Segundo Adrianne Paixão, o contrato prevê que ao final da PPP o abatedouro deve ser entregue nas mesmas condições em que ele foi recebido.

O secretário-adjunto da SDA, Antônio Amorim, destacou a importância da existência de abatedouros certificados no interior do Ceará para incentivar a produção de carne de qualidade para o Estado. “É importante ainda que os municípios que não têm condições de manter sozinhos os abatedouros façam consórcios intermunicipais e parcerias público privada para que esses equipamentos possam ser geridos”, afirmou. “A SDA pode orientar como proceder a instalação dos abatedouros e firmar convênios com as prefeituras para viabilizar as obras”.

Com mais esse matadouro, o Estado do Ceará conta, a partir de agora, com 10 abatedouros/matadouros com registro no SIE. Destes, no entanto, apenas quatro, dois na Região Metropolitana de Fortaleza, um em Morada Nova e o de Iguatu estão aptos a realizar o abate de bovinos.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510