ADAGRI combate Cancro Cítrico em Limoeiro do Norte

25 de fevereiro de 2013 - 19:12

A ação acontece no Sítio Saquinho, em Limoeiro do Norte, até próxima sexta-feira (1º de março)

Fiscais da Área Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI), das Unidades Locais de Limoeiro do Norte, São Benedito, Russas, Aracati e Sobral participam até a próxima sexta-feira (1º de março) ações para a erradicação do cancro cítrico.

A ação iniciou no último dia 20, na localidade de Sítio Saquinho, e tem como objetivo erradicar dois focos da bactéria, além de identificar, nas circunvizinhanças áreas que podem ter sido contaminadas.

O Cancro Cítrico (Xanthomonas axonopodis pv. citri), é uma doença bacteriana, que provoca lesões nas folhas, frutos e ramos e, consequentemente, a queda dos frutos e folhas e da produção. A bactéria é de fácil disseminação. Altamente contagiosa, ela é resistente e consegue sobreviver em vários ambientes por mais de noves meses. Se esse ambiente for a própria fruta, folha ou ramo que foi retirado de uma planta contaminada, a sobrevivência da bactéria é ainda maior.

A confirmação da existência do cancro cítrico foi dada com base em laudo oficial do Instituto Biológico no fim de Janeiro deste ano. Imediatamente foram traçadas estratégias de controle para a doença.

A operação conta com o apoio da Secretaria de Agricultura de Limoeiro do Norte e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce). Os produtores da Região também apoiaram a ação, já que foram informados pela ADAGRI sobre a doença, suas consequências e como deve ser o controle. 

Segundo o Gerente de Gestão de Risco da ADAGRI, Tuffi Habibe, um relatório minucioso das ações implementadas para combater o cancro será enviado à Superintendência Federal da Agricultura no Ceará tão logo o trabalho esteja concluído.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA @adagri