Fiscais da ADAGRI esclarecem sobre educação sanitária em Mauriti

27 de fevereiro de 2013 - 15:09

Os produtores foram esclarecidos sobre GTA, mormo e a vacinação contra a febre aftosa

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI) realizaram palestras de educação sanitária no município de Mauriti. O encontro foi com a Associação dos Vaqueiros de Mauriti.

Entre os assuntos em pauta o mormo, a portaria 028/2013 e esclarecimentos sobre Guia de Trânsito Animal (GTA). Também estiveram em discussão doenças vesiculares, vacinação contra febre aftosa, declaração do criador e punições referentes ao não cumprimento das normas sanitárias. As palestras foram ministradas pelos fiscais agropecuários Cicero Wanderlô, Casimiro Bezerra e Marcos Barbosa.

Segundo a Gerente de Comunicação de Risco e Treinamento da ADAGRI, Liliane Nogueira, as palestras contribuem para informar a população e são incentivadas em todas as Unidades Locais.

Febre aftosa

Em 2012, a ADAGRI realizou a sorologia em 10.390 animais. Houve ainda a vacinação de 92,8% do rebanho bovino e bubalino, o que representa mais de 2,5 milhões de animais. O índice é importante para o Estado alcançar a Zona Livre de aftosa com vacinação ainda no começo de 2013.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, o Estado do Ceará seguiu todas as orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para obter o status de zona livre de aftosa. “Foi fundamental a parceria com os municípios e com os produtores para que nós atingíssemos o status de zona livre”, afirmou.

Para o presidente da ADAGRI, Augusto Júnior, a confirmação do Ceará como zona livre de febre aftosa vai permitir ao Estado ampliar os negócios com outros estados. “O Ceará vai aumentar o mercado, podendo comercializar carne com os estados que já são livre de aftosa com vacinação”, destacou Augusto.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA/ @adagri