Ação fiscaliza uso de agrotóxicos na Ibiapaba

1 de março de 2013 - 13:16

Equipes verificam venda, armazenamento, uso e descarte de produtos em estabelecimentos comerciais e propriedades rurais

Uma fiscalização integrada da comercialização e do uso de agrotóxicos na Chapada da Ibiapaba, ocorre desde terça-feira, 26 e termina hoje, sexta-feira, 1 de março. O resultado será apresentado á imprensa, às 17horas, em entrevista coletiva, que ocorrerá no auditório térreo da Superintendência Federal de Agricultura do Ceará.

O objetivo da ação que foi motivada pelo Ministério Público é verificar como ocorre a venda e o armazenamento de agrotóxicos, além de fiscalizar se está havendo o descarte correto das embalagens desse produto. As condições de trabalho de quem manipula agrotóxicos em propriedades rurais também foram observadas.

Diversos órgãos e instituições públicas apoiam a ação que é coordenada pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente-Conpam. A fiscalização é integrada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI), Superintendência Federal da Agricultura no Ceará (SFA – CE/MAPA), Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE – CE/MTE) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/CE).

Foram designadas duas equipes compostas por representantes das instituições participantes, com sede de apoio no Parque Nacional de Ubajara. A fiscalização, que vai das 7h às 16h, ocorreu simultaneamente nos sete municípios selecionados: Viçosa do Ceará, Tianguá, Ibiapina, Guaraciaba do Norte, São Benedito, Ubajara e Ipu. Ao final de cada dia de trabalho, as equipes reuniram-se com a coordenação da ação na sede de apoio para avaliar, sistematizar e compilar os resultados preliminares obtidos.

O Conpam é responsável pela coordenação e avaliação dos trabalhos, além da elaboração e emissão de documentos sobre a ação ao Ministério Público. A ADAGRI é responsável pela fiscalização e pela Defesa Agropecuária, garantindo qualidade aos vegetais que são comercializados.

Coletiva sobre fiscalização do uso de agrotóxicos na Chapada da Ibiapaba

Horário: 17horas

Local: Superintendência Federal de Agricultura do Ceará

Endereço: Av. Dos Expedicionários, 3442, auditório térreo, próximo da pracinha.

Assessoria de Comunicação do Conselho de Políticas e Gestão do Meio-Ambiente

Elizabeth Rebouças – (85) 31011235 | 88482022