ADAGRI fiscaliza uso de agrotóxicos na Chapada da Ibiapaba
5 de março de 2013 - 17:43
Vinte fiscais verificaram venda, armazenamento, uso e descarte de produtos em estabelecimentos comerciais e propriedades rurais.
Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI), Ministério da Agricultura, Superintendência Estadual do Meio-Ambiente (SEMACE) e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) realizaram uma fiscalização no comércio e no uso de agrotóxicos da Chapada da Ibiapaba.
A ação durou uma semana e terminou nesta sexta-feira (1), com o apoio da vigilância sanitária da região.
Vinte e duas propriedades rurais foram vistoriadas. Entre as irregularidades, o descarte e armazenamento inadequado dos agrotóxicos, ausência de uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) dos funcionários e de receituário agronômico.
Na fiscalização às revendas, 14 foram visitadas. Os fiscais encontraram produtos com o registro da SEMACE vencido. No total foram autuados 18 produtores rurais por irregularidades.
O uso abusivo e indiscriminado de agrotóxicos e afins e o comércio ilegal representa um desafio para o poder público e a sociedade, tendo em vista suas graves consequências para a saúde da população e do meio ambiente.
Neste contexto, “esta ação culminou em uma reunião de avaliação, encaminhando-se que este projeto, dado os resultados, se ampliará as demais regiões do estado do Ceará”, disse João Batista Salmito, diretor de Sanidade Vegetal da ADAGRI.
A fiscalização é integrada pela ADAGRI, Semace, Superintendência Federal da Agricultura no Ceará (SFA – CE/MAPA), Secretaria da Saúde, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE – CE/MTE) e Crea/CE e teve o apoio logistíco do ICMbio.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA | @adagri