ADAGRI se prepara para auditoria do MAPA

22 de março de 2013 - 19:33

Uma equipe da Diretoria de Defesa Vegetal da Adagri visitou, entre os dias 18 e 22 de março, quatro Unidades Locais  da Agência de Defesa Agropecuária no interior, além dos postos de vigilância Zoofitossanitária de Ipaumirim, Jati e Penaforte.

A equipe esteve ainda em  Limoeiro do Norte, Jaguaribara, Russas e Brejo Santo para verificar, orientar e adequar as Unidades Locais em relação à organização de documentos fiscais, planilhas, legislação, para a Auditoria do MAPA, já confirmada para a semana de 01 a 05 de abril de 2013.

Segundo o Gerente de Gestão de Risco da Adagri, Tuffi Habibe, “essa Auditoria faz parte de uma das etapas do processo de Reconhecimento do Estado do Ceará como Área Livre de Moko da Bananeira – ALP Moko da Bananeira”. A solicitação de reconhecimento foi feito pela Área Vegetal da Adagri junto ao MAPA, após dois anos de monitoramento sistemático dessa praga no Estado (2011 e 2012), realizado pelos seus Técnicos, resultando na confirmação da não ocorrência dessa doença em território cearense.

O Moko da Bananeira é causada por uma bactéria conhecida como Ralstonia solanacearum Smith (Pseudomonas solanacearum), raça 2. É uma das doenças mais importantes da cultura da bananeira, pois pode causar perdas de até 100% da produção.

Vale ressaltar que o estado do Ceará possui duas Áreas livres reconhecidas pelo MAPA: Sigatoka Negra e Mosca das Cucurbitáceas. Também na oportunidade foi dado início pela Gerência de Gestão de Risco, o ciclo de Auditorias Internas da Área vegetal, contemplando inicialmente as Unidades Locais supracitadas.

A equipe foi composta pelo Gerente de Gestão de Risco Tuffi Habibe, o Assessor da presidência José Tito Carneiro e pelo Fiscal Estadual Agropecuário, Armando César Macedo.

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

 

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.brasscom@sda.ce.gov.br