ADAGRI recebe missão do Panamá

26 de março de 2013 - 18:17

Representantes daquele país vieram conhecer a experiência do Ceará que hoje é área livre de  Mosca das Curcubitáceas

O Estado do Ceará recebe até o próximo dia 27 servidores do Serviço de Defesa Vegetal do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Panamá. Eles vieram conhecer a experiência local no estabelecimento e manutenção do Estado como Área Livre de Mosca das Curcubitáceas (Anastrepha grandis).

Ceará e Rio Grande do Norte são os únicos Estados Brasileiros e da América Latina que são zona livre da praga. A área livre é reconhecida a mais de 9 anos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e governos internacionais, especialmente os Estados Unidos e Argentina.

Segundo o assessor técnico da presidência da ADAGRI, Tito Carneiro, esta condição viabiliza as exportações de frutas, especialmente melão e melancia. “Somos os maiores produtores e exportadores de melão do país. Contamos com cerca de 4500 ha de área cultivada somente na área livre que fica situada nós municípios de Aracati, Icapuí, Russas, Limoeiro do Norte, Quixeré, Itaiçaba e Jaguaruana”, destacou Tito Carneiro.

Os Engenheiros Agrônomos Ciro Zurita e Katherine Batista, do Governo Panamenho, estão visitando a Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI), conhecendo campo referentes a monitoramento de mosca das frutas, certificação fitossanitária, fiscalização de trânsito de vegetais e laboratório de triagem e identificação de espécies de moscas das frutas. Serão visitadas Unidades Locais da ADAGRI, produtores de melão e melancia na região do Baixo Jaguaribe, Postos de Vigilância zoofitossanitários e laboratórios do Intituto Federal do Ceará (IFCE) de Limoeiro do Norte e da UFERSA em Mossoró. A missão e findará em reunião com o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Presidência, Diretores e Gerentes da Adagri.

A comitiva esta sendo acompanhada e coordenada no Estado do Ceará pelo Assessor Técnico da Presidência Tito Carneiro que destaca a importância deste intercâmbio no sentido de propagar o excelente conceito que a ADAGRI vem mantendo na condução de programas de sanidade vegetal nos meios nacional e internacional.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA | @adagri