Missão do Panamá encerra as atividades no Ceará

1 de abril de 2013 - 19:10

A delegação panamenha conheceu as ações que o Estado adotou para se tornar área livre de Mosca das Curcubitáceas

Foi encerrada nesta terça-feira (27) a Missão do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Panamá que veio ao Estado do Ceará para conhecer as ações de defesa vegetal que garantiram ao Estado o status de Área Livre de Mosca das Curcubitáceas (Anastrepha grandis), reconhecida há nove anos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e por governos de outros países. Além do Ceará, somente o Rio Grande do Norte está livre da praga.

Os representantes do Governo Panamenho foram recebidos pelo Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, que destacou a importância do Ceará receber missões internacionais para promover uma troca de experiências. “É sempre bom aprender com experiências de outros países e aplicá-las em nosso Estado. Ficamos felizes em ver que nossas boas experiências sendo conhecidas por outros países”. O secretário Nelson Martins colocou a Secretaria do Desenvolvimento Agrário a disposição do Governo do Panamá para outras trocas de experiências.

O supervisor de Fitossanidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Panamá, Ciro Zurita, destacou que o sistema do Estado do Ceará na Defesa Vegetal é sólido e integrado com os produtores. “Foram diversas ações que o Estado do Ceará adotou ao longo dos anos que contribuíram para que alcançar o status de zona livre da Mosca das Curcubitáceas”.

Os representantes do Panamá conheceram a Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI), conhecendo campo referentes a monitoramento de mosca das frutas, certificação fitossanitária, fiscalização de trânsito de vegetais e laboratório de triagem e identificação de espécies de moscas das frutas. Para o assessor da presidência da ADAGRI, Tito Carneiro, a condição de zona livre da mosca das Curcubitáceas viabiliza as exportações de frutas, especialmente melão e melancia. “Somos os maiores produtores e exportadores de melão do país. Contamos com cerca de 4500 ha de área cultivada somente na área livre que fica situada nós municípios de Aracati, Icapuí, Russas, Limoeiro do Norte, Quixeré, Itaiçaba e Jaguaruana”.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA