Técnicos da ADAGRI participam de seminário sobre agrotóxicos

18 de abril de 2013 - 13:09

Também esteve em pauta técnicas de manejo integrado de pragas e boas práticas agrícolas para reduzir os casos de intoxicação por agrotóxicos

Representantes dos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Vegetal e dos Conselheiros Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAs) da Região Nordeste e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além de representantes do setor privado se reuniram em Petrolina durante o 11° Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos (ENFISA).

O encontro aconteceu entre 9 e 11 de abril de 2013, e discutiu ações que colaboram com a implementação de técnicas de manejo integrado de pragas e boas práticas agrícolas, redução de casos de intoxicação de aplicadores, de contaminação do ambiente e de resíduos em alimentos e ainda a necessidade de fortalecimento das fiscalizações de comércio e uso de agrotóxicos.

O Diretor de Sanidade Vegetal, João Salmito Alves, ministrou a palestra sobre a política de agrotóxicos no Estado do Ceará – Ações e Desafios. Durante o ENFISA Regional Nordeste 2013, foi elaborada a Carta de Petrolina que será encaminhada para análise e validação no ENFISA Nacional 2013 que ocorrerá em Porto Velho, Rondônia, entre 11 e 14 de junho de 2013.

O Estado do Ceará foi representado por servidores da Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI), Semace, Crea e Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

O diretor de Sanidade Vegetal, João Batista Salmito, destacou que no Estado do Ceará o Conselho de Políticas e Gestão de Meio Ambiente (CONPAM) e Ministério Público Estadual participam permanentemente na articulação do Plano Estadual de Ação Conjunta de Fiscalização de Agrotóxicos.

Os servidores da ADAGRI, Ana Lúcia Lopes do Nascimento (integrante do Núcleo Técnico Agrotóxicos e fiscal da UL Tianguá), o assessor técnico Tito Carneiro e João Batista Salmito representaram a Agência durante o encontro.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510