Ceará tem representante no CONSAD

22 de abril de 2013 - 11:30

O representante do Estado será o assessor técnico da presidência da ADAGRI, Tito Carneiro, que toma posse na próxima quinta-feira (25)

O Assessor Técnico da Presidência da Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI), Tito Carneiro, foi nomeado representante do Governo do Estado do Ceará no Conselho de Administração da Organização Social Moscamed Brasil – CONSAD.

A recomendação da indicação de Tito Carneiro partiu do Presidente da Moscamed, Aldo Malavasi, que evidenciou sua larga vivência na fruticultura e inestimáveis contribuições à agropecuária do Estado do Ceará e foi acatada pelo titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins.

A Moscamed Brasil é uma Organização Social (OS) reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e pelo Governo da Bahia. Sediada na cidade de Juazeiro, na região norte da Bahia, a Moscamed também está presente em outros estados em parceria com as Agências Estaduais de Defesa Agropecuária. Suas atividades são voltadas para a produção de insetos empregados no manejo integrado de moscas-das-frutas, no monitoramento de espécies de interesse econômico, como a espécie de moscas-das-frutas, Ceratitis capitata, que é responsável pelos maiores danos causados a fruticultura mundial, e na capacitação, treinamento e disseminação de informação técnico-científica.

A instituição foi escolhida pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para ser a primeira biofábrica do mundo a utilizar a tecnologia de raios-x para a esterilização de insetos, e é reconhecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como entidade de pesquisa. A Moscamed é um marco para o Brasil, no âmbito da Gestão, Tecnologia e Inovação.

São membros do CONSAD representantes do: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, dos Governos dos Estados de Pernambuco, Ceará e Bahia, Embrapa, Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo, Universidade Estadual da Bahia, Universidade Federal do Ceará (UFC), BRAPEX e UNIVALE.

Na próxima quinta-feira (25), na sede da Moscamed Brasil em Juazeiro da Bahia Tito Carneiro tomará posse no CONSAD.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA | @adagri