Ipaporanga intensifica vacinação contra a febre afotsa

10 de maio de 2013 - 20:22

Além dos fiscais da ADAGRI, a campanha conta com ações conjuntas entre a Ematerce e a Prefeitura Municipal

Foi realizada na última quinta-feira (9) uma vacinação oficial na localidade São Domingos, no município de Ipaporanga. Foi mais uma etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa que no Ceará, que prossegue até o próximo dia 31 e tem como meta vacinar 93% do rebanho bovino e bubalino para que o Estado saia da zona de risco médio e alcance o status de zona livre de aftosa com vacinação.

A campanha em Ipaporanga conta com a intensa participação dos agentes e fiscias da Agência de Defesa Agropecuária, com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e da Prefeitura Municipal.

Segundo o Fiscal Estadual Agropecuário da ADAGRI de Ipaporanga, Francisco das Chagas Cardoso Filho, essas ações conjuntas são importantes, pois o produtor se sente mais seguro com a presença do Estado nas ações, no qual esses recebem orientações sobre a campanha e de como realizar a vacinação de forma correta.

Reconhecimento

O presidente da ADAGRI, Augusto Júnior, o reconhecimento deste status por parte do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) está perto de acontecer. “Nós concluímos a nossa sorologia, com a coleta de sangue de mais de 14 mil cabeças de gado e não foi detectada a presença do vírus no Ceará. Estamos intensificando a fiscalização dos eventos agropecuários e no trânsito de animais de produtos de origem animal para evitar que haja contaminação”, afirmou Augusto.

A dose da vacina continua com preço médio de R$ 1,50. A multa para quem não vacinar o rebanho é de R$ 15,20 por cabeça. Depois de vacinado o rebanho, os produtores devem procurar as unidades locais da ADAGRI, as Secretarias Municipais de Agricultura ou os escritórios da Ematerce para declarar a vacinação. O último caso registrado de febre aftosa em território cearense foi em 11 de abril de 1997, no município de Porteiras na região do Cariri.

Caso o Ceará seja confirmado com zona livre de aftosa poderá comercializar seus produtos de origem animal com todos os outros Estado do Brasil.  O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destaca ainda que em 2014 existe a possibilidade do Brasil ser reconhecido internacionalmente como zona livre de aftosa. “O Ceará fez a sua parte e o Governo Federal também. Em se confirmando este status internacionalmente poderemos comercializar a nossa carne com outros países”, afirmou.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510