ADAGRI intensifica vacinação no interior do Ceará

31 de maio de 2013 - 17:40

A meta no Ceará é vacinar mais de 93% do rebanho e alcançar o status de zona livre com vacinação

Agentes e fiscais agropecuários da ADAGRI intensificam as ações de vacinação contra a febre aftosa em todo o Estado. Em Milhã, a 310 quilômetros de Fortaleza, os servidores realizaram trabalho de campo, conversando com os produtores e orientando sobre a importância da imunização para o rebanho e para o Ceará.

O trabalho dos agentes e fiscais agropecuários resultou em 100% da vacinação em Baixio,no Centro Sul do Estado. Nesta sexta feira, o relatório da ADAGRI (Agência de Defesa Agropecuária do Ceará) apontou 100% de vacinação contra a febre aftosa nos bovinos do município.

Em virtude do feriado de corpus christi comemorado nesta quinta feira (30), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estendeu até sábado (1º), a compra da vacina contra a febre aftosa. As vacinas podem ser compradas nas revendas veterinárias de todo o Estado.  A dose da vacina custa R$ 1,50. Já a multa para quem não vacinar o rebanho é de R$ 15,20 por cabeça. Depois de vacinar, o produtor tem até o dia 15 de junho para declarar a vacinação na ADAGRI, escritórios da Ematerce ou ainda nas secretarias municipais de agricultura.

A meta da SDA é vacinar 93% do rebanho e imunizar 80% das propriedades. O resultado pode dar ao Ceará o status de livre de aftosa com vacinação, o que vai permitir ao Estado comercializar os produtos de origem animal também com o exterior. O apoio da Ematerce, prefeituras municipais e secretarias de agricultura são indispensáveis para obter essa conquista.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137