Milho chega ao Ceará no próximo dia 8 de junho

4 de junho de 2013 - 13:54

Os produtores rurais cadastrados na Conab devem procurar os escritórios da Ematerce para fazer o pagamento do boleto

As 30 mil toneladas de milho doadas pelo Governo Federal ao Estado do Ceará que chegarão de navio, devem aportar no Porto do Pecém no próximo sábado (8 de junho). O Estado já está com a logística montada, desde o Porto do Pecém, para fazer a distribuição via terrestre para os municípios do interior. A partir do Porto, o milho será classificado e distribuído para os municípios, que contou com o apoio da Ceasa e da Ceará Portos.

Serão disponibilizados três armazéns no Porto do Pecém que receberão o milho após o descarregamento dos contêineres, sendo dois infláveis com 3 mil metros quadrados de área, cada e um estrutural, com área de 10 mil metros quadrados.

Do Porto o milho segue em vagões da Ferrovia Transnordestina, para 20 terminais ferroviários espalhados ao longo das linhas Norte e Sul, e desses, a mais 12 destinos, por via rodoviária, buscando ficar o mais próximo do agricultor. “Em cada destino contamos com armazéns, num total de 33 unidades, cedidos pelas Prefeituras Municipais que em parceria com o Governo do Estado, que assegura o transporte e capatazia, viabilizam essa operação emergencial assegurando ao agricultor o acesso ao milho, alimento básico da ração animal”, afirmou o diretor técnico da Ematerce, Walmir Severo.

O programa atenderá a todos os agricultores cadastrados para o programa do milho da Conab, tanto aqueles que fizeram o cadastro diretamente na Conab como os que fizeram o cadastro na Ematerce. Para efetivarem a sua compara, deve o agricultor ir a Ematerce de seu município, portando o CPF, Comprovante da Vacinação dos Bovinos (Campanha de Maio de 2013) e a DAP no caso de ser agricultor familiar. O rebanho cadastrado pelo agricultor na ADAGRI estabelece a cota máxima mensal possível de compra pelo agricultor, não podendo essa ser superior a 6 toneladas. Quando do atendimento na Ematerce o agricultor recebe um boleto bancário para o pagamento nas Agencias do banco do Brasil ou dos Correios. A partir dos volumes comercializados o Governo do Estado, efetivara o imediato do transporte do milho do Porto aos armazéns de destino.

O secretário Nelson Martins recomenda às Prefeituras Municipais que peguem o milho nas estações indicadas para que ele seja distribuído para os criadores. “Precisamos do apoio das Prefeituras neste momento para que o milho chegue o mais rápido possível aos criadores”, afirmou. A saca de 60 quilos será vendida ao preço de R$ 18,10 para os agricultores familiares e a R$ 21 para os demais produtores rurais já cadastrados na Conab. “O dinheiro da venda do milho será uitlizado para custear o transporte ferroviário para os municípios e também para investir na produção de forragem no Ceará”, completou o secretário.

Os produtores rurais devem procurar os escritórios da Ematerce para informar a quantidade que necessitam e fazer o pagamento do boleto. “A distribuição para os municípios obedecerá a demanda dos produtores, e vale ressaltar que só poderá comprar o milho o produtor que estiver em dia com a vacinação do rebanho contra a febre aftosa”, lembrou o secretário.

A Conab está disponibilizando os seus técnicos para o apoio logístico na distribuição dos grãos para os produtores.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510