Adagri realiza Curso de Capacitação sobre Moscas-das-Frutas

11 de junho de 2013 - 14:54

Durante o curso, foram apresentadas as técnicas sobre como manter o Ceará como área livre Anastrepha grandis

Fiscais e Agentes Agropecuários Estaduais da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI) participaram na última semana de curso de capacitação sobre a biologia, monitoramento e controle de moscas das frutas de importância econômica e quarentenária para o Brasil. Na ocasião foram apresentadas técnicas e procedimentos fiscais para manter o status fitossanitário do Ceará como Área Livre de Anastrepha grandis.

O encontro aconteceu no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Limoeiro do Norte (IFCE) com a participação de técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Embrapa Agroindústria Tropical, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e União do Agronegócio do Vale do Jaguaribe (UNIVALE).

No evento, destacou a importância econômica do Estado de manter a Área Livre de Anastrepha grandis, sendo esta condição essencial para atender às exigências de mercados internacionais para a exportação de frutas. No Brasil, as moscas das frutas pertencentes aos gêneros Anastrepha e Ceratitis são consideradas as pragas mais nocivas para a fruticultura, com restrições em vários países importadores.

O curso faz parte do cumprimento de metas do Convênio Plurianual n° 771220/2012/MAPA/SFA-CE/ADAGRI-CE para garantir a capacitação para os servidores da agência. Participaram 68 pessoas dentre Gerentes, Assessores, Fiscais, Agentes, bolsistas da ADAGRI e alunos do IFCE.

No programa de monitoramento são utilizadas armadilhas do tipo ‘McPhail’  para o monitoramento das espécies de Anastrepha spp e ‘Jackson’ para Ceratitis capitata, usando os atrativos alimentar e sexual, respectivamente. A Adagri também realizará o monitoramento de Bactrocera carambolae nas Centrais de Abastecimento SA (CEASA) do Estado.

Hoje, o Ceará possui areá oficialmente reconhecida pelo Ministério da Agricultura como Área Livre de Anastrepha grandis, sendo a atividade de defesa fitossanitária uma referência internacional. Os sete municípios cearenses integrantes da Área Livre de Anastrepha grandis, são eles: Aracati, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Russas, Quixeré e Limoeiro do Norte, totalizando uma extensão territorial de 5.676 km².

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Amanda Sobreira – (85) 3101 8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA | @adagri