ADAGRI apresenta avanços sobre a primeira etapa da campanha 2013.1
18 de junho de 2013 - 20:13
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI), realizou nesta terça-feira (18) de junho uma coletiva com intuito de apresentar os avanços nos índices da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado.
De acordo com o presidente da (ADAGRI) Augusto Júnior os dados atuais mostram que já temos 93,5% do rebanho vacinado o que significa que o objetivo foi alcançado. Em relação as metas dos anos anteriores, esses dados representam um crescimento positivo que fará com que o Estado possa receber o status de zona livre de febre aftosa com vacinação.
O secretário da (SDA) Nelson Martins esclareceu que o Estado teve registrado a mortalidade de cerca de 3% do rebanho. Quanto a campanha de vacinação “O resultado é bastante positivo e só tenho a agradecer ao desempenho da (ADAGRI), Ematerce, prefeituras , Sindicatos e aos criadores que colaboraram” afirma Nelson Martins.
A agência de Defesa está realizando neste momento a pós-etapa da campanha e segundo o Coordenador Joaquim Sampaio, os criadores inadimplentes serão convocados a comparecerem às Unidades Locais da Agência para legalizarem suas situações, onde receberão autos de infração e autorização para compra da vacina que passa a ser assistida.
De acordo com o diretor de sanidade animal Dr. Amorim Sobreira, a campanha mostrou 2 aspectos importantes, primeiro o nível de conscientização dos produtores cearenses , que estão percebendo a importância da vacinação como forma de valorizar o seu rebanho, e um outro aspecto está na atualização cadastral, quando o criadores têm oportunidade de declarar os animais que morreram, nasceram ou foram vendidos para outros criadores ou para o abate, afirma o diretor.
Agência de Defesa Agropecuária do Estado
Jornalista:Gleysiane de Sousa Silva – (85) 3101.2457