Fiscalização protege área livre de Anastrepha grandis

4 de julho de 2013 - 03:00

Durante a  fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará(ADAGRI), realizada no dia 28 de junho, na Br 304 Km 46 em Aracati, foram apreendidos produtos de origem vegetal sendo cucurbitáceas: melão, melancia, abóbora e abobrinha, oriundos de Fortaleza e Fortim.

Os produtos vegetais apreendidos, tiveram entrada proibida no município que compreendem a área livre de Anastrepha grandis (mosca das cucurbitáceas)pois os mesmos só poderiam transitar nesta área livre se oriundos de uma outra área livre ou de um sistema de mitigação de risco para  Anastrepha grandis se acompanhados das documentações exigidas, como estabelece o Decreto Estadual N° 26.719 de 20 de agosto de 2002.

As atividades de  fiscalização do trânsito de vegetais têm por objetivo a manutenção do patrimônio agrícola dos municípios que fazem parte das referidas áreas livres do Ceará que são: Aracati, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Russas, Quixeré e Limoeiro do Norte.  

O responsável pela carga apreendida foi notificado como estabelece a legislação vigente e os produtos apreendidos foram destruídos no lixão do município de Aracati. O procedimento de eliminação teve a colaboração da Secretaria de Obras do município.

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará
Jornalista:Gleysiane de Sousa Silva – (85) 3101.2457
gleysiane.sousa@adagri.ce.gov.br