Oficina de Manejo da Agricultura Sustentável em Baturité

17 de julho de 2013 - 19:01

Os Fiscais Agropecuários Estaduais da (ADAGRI), da Unidade Local de Baturité realizaram Oficina de Manejo da  Agricultura Sustentável, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de  Baturité – CE, no dia (10) de julho.

Durante a oficina foram abordados os programas de defesa vegetal como: cochonilha-do-carmim;sigatoka negra; moko da bananeira; mosca das frutas; pragas dos citros e certificação fitossanitária de origem. Destacando atuação da fiscalização agropecuária na prevenção, controle e erradicação de pragas quarentenárias.

Além dos assuntos citados foram apresentados os programas de defesa animal, como por exemplo, o da febre aftosa, raiva e anemia infecciosa equina. Também foram esclarecidas questões sobre a necessidade e os requisitos para o cadastramento do produtor rural, dando destaque à obrigatoriedade de vacinação duas vezes por ano contra febre aftosa pelos criadores de bovinos e bubalinos.

Outro ponto destacado foi a necessidade dos produtores e criadores de  portar os seguintes documentos: fitossanitário Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) e zoosanitário Guia de Trânsito Animal (GTA) nos trânsitos de vegetais e animais, conforme as exigências legais.

A oficina foi finalizada esclarecendo sobre as exigências legais no uso, armazenamento e descarte de embalagens de agrotóxicos vazias, abordando aspectos relativos à fiscalização de agrotóxicos utilizados nas lavouras, visando à produção de alimentos saudáveis para a proteção ao homem do campo que atua diretamente na aplicação desses produtos, e aos benefícios ao meio ambiente.

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará
Jornalista:Gleysiane de Sousa Silva – (85) 3101.2457
gleysiane.sousa@adagri.ce.gov.br