Ministério da Agricultura Chileno faz auditoria no Ceará

19 de julho de 2013 - 19:00

 

Área Livre de Mosca das Frutas do Estado do Ceará é auditada pelo Governo Chileno

No período de 15 a 20 de julho a Área Livre de Moscas das Frutas do Estado do Ceará estará sendo auditada por técnicos do Ministério da Agricultura do Chile.

A (ADAGRI) juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), responsáveis pela manutenção da Área Livre, estão apresentando os trabalhos que conferem a sustentabilidade desta área.

A agenda consiste em verificar as seguintes condições operacionais e estruturais: logística;monitoramento de moscas das frutas;barreiras fitossanitárias; laboratórios de triagem e identificação de espécies de moscas das frutas;embaladoras de frutas;certificação fitossanitária;rastreabilidade;áreas de produção de cucurbitáceas e fiscalização da Agência no Estado.

A presente auditoria tem por objetivo viabilizar exportações de cucurbitáceas do Ceará e Rio Grande do Norte para o Chile. A comitiva é composta de três  técnicos do governo Chileno, 2 representantes do Mapa, dois gestores da (ADAGRI) e um gestor do Instituto de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Norte.

A Área livre do Ceará está situada no Baixo Jaguaribe e é restrita aos municípios de Russas, Limoeiro do Norte, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Aracati e Quixeré. Esta Área livre juntamente com a do Rio Grande do Norte são contínuas e únicas na América Latina. Pela – ADAGRI- a presente auditoria está sendo acompanhada pelo Gerente Tuffi Habibe e o Assessor da Presidência Tito Carneiro, que deverão acompanhar o restante da Missão na Área Livre do Rio Grande do Norte com encerramento previsto para 26 de julho.

Segundo Tito Carneiro, até o que foi apresentado pelo Estado do Ceará nos leva a termos boas expectativas que o Governo Chileno autorize as exportações de nossos produtos para o Chile, viabilizando bons contratos de comercialização, gerando divisas e empregos.

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará
Jornalista:Gleysiane de Sousa Silva – (85) 3101.2457
gleysiane.sousa@adagri.ce.gov.br