ADAGRI discute sanidade avícola com outros Estados

23 de julho de 2013 - 19:17

Ceará sedia Reunião de Sanidade Avícola e Serviços de Inspeção Estadual do Ne e Pará.

Os responsáveis pelo Serviço de Inspeção Estadual(SIE) dos Programas Estaduais de Sanidade Avícola (PESA),dos Estados do Nordeste e do Pará, realizaram no período de 17 a 19 de julho reuniões em Fortaleza.

O encontro objetivou a padronização das ações referentes ao trânsito de aves vivas em atendimento ao manual de preenchimento para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) de aves e ovos férteis com finalidade de produção de carne, ovos e material genético (versão 6.0).

Participaram do evento os representantes dos serviços de defesa agropecuária dos estados do Piauí, Maranhão, Pará, Bahia e Ceará. A reunião foi bastante participativa e produtiva ressaltando-se as experiências de todos que se fizeram presentes e enaltecendo-se o fortalecimento do programa de sanidade avícola na região.

A iniciativa privada, um elo importante na cadeia da Defesa Agropecuária, teve participação no dia 19. As Associações de Avicultura do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Maranhão e Pará marcaram presença e enriqueceram a discussão. Os assuntos debatidos serão levados aos Comitês Estadual de Sanidade Avícola  –  COESA- em reuniões em cada Estado.

De acordo com a gerente de Auditoria da Agroindústria e Inspeção de Insumos e Serviços da (ADAGRI), Dr. Hermeline Quirino,este foi um momento histórico para o Nordeste e o Pará. Pois as ações de integração e fortalecimento do setor seguem com programação agendada para novembro de 2013 no Estado do Maranhão dando desta forma continuidade aos trabalhos.

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará
Jornalista:Gleysiane de Sousa Silva – (85) 3101.2457
gleysiane.sousa@adagri.ce.gov.br