Carga de derivados do leite é apreendida em Jaguaribe

20 de setembro de 2013 - 11:51

Os Fiscais Agropecuários Estaduais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), da Unidade Local de Jaguaribara, apreenderam no dia 18 de setembro produtos derivados do leite em situação irregular, durante fiscalização volante nas proximidades do  Posto da Polícia Rodoviária Federal de Jaguaribe.

Foram inspecionados veículos com cargas de origem vegetal e animal, sendo verificados itens como a documentação de trânsito, conformidade dos produtos, condição sanitária das cargas, etc.

Durante a ação, foi abordado um veículo tipo furgão que fazia o transporte de doces e produtos lácteos oriundos do município de Quixeramobim. A inspeção realizada na carga revelou a presença de uma grande quantidade de bebida láctea e queijo tipo coalho conservados e acondicionados de forma inadequada, impróprios ao consumo humano. Com base na Lei Estadual Nº 11.988 de 10/07/92, que dispõe sobre a inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal, regulamentada pelo Decreto Nº 22.291 de 03/12/92, o condutor do veículo foi autuado.

Os produtos foram apreendidos e posteriormente destruídos via incineração no lixão municipal de Jaguaribe. Ações como essa fortalecem a defesa agropecuária, uma vez que coíbem as irregularidades que possam vir a ser praticadas, neste caso por proprietários/responsáveis pelos laticínios, e que expõem a riscos a saúde da população.

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará
Jornalista:Gleysiane de Sousa Silva – (85) 3101.2457