Oficina Agricultura Sustentável Ceará: Fatos e Mitos

23 de setembro de 2013 - 20:18

O evento serviu para apontar possíveis transformações na agricultura Sustentável

Nesta segunda- feira 23 de setembro,o governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e sua vinculada Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI), juntamente com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF), realizaram em Fortaleza, o Workshop Agricultura Sustentável – Ceará: Fatos e Mitos no Mareiro Hotel em Fortaleza.

Durante o evento foram discutidos a importância do setor agrícola do estado para o Brasil e o mundo. O Secretario de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins Ministrou uma palestra sobre “ A importância da Agropecuária no Semiárido Cearense” apresentado as proposta de melhoria no setor através de projetos que beneficiam os produtores.

O Presidente da Adagri, Augusto Júnior fez um esclarecimento sobre o papel da Agência sendo um órgão de fiscalização e não de extensão rural no Estado e ressaltou a importância de educar os agricultores ao uso correto de defensivos agrícolas.

Na palestra ministrada pelo Dr. Ângelo Zanaga Trapé Médico Toxicologista da (UNICAMP), tendo como tema “Comunicação do Risco na Segurança Alimentar” foi apresentada a proposta que a UNICAMP vem fazendo que é uma triagem de agricultores para saber o histórico de exposição com defensivos agrícolas onde são feitos exames para obter o diagnostico. “ A dose faz o veneno e a informação correta faz a segurança, dependendo da forma com você administra tem um risco maior ou menor,” afirmar Ângelo Zanaga.

A programação contou com palestras de lideranças e pesquisadores do agro, como o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará Nelson Martins; o médico toxicologista Dr. Ângelo Trapé, da Unicamp; o diretor executivo da Andef, Eduardo Daher, e o engenheiro agrônomo Guilherme Guimarães, da mesma entidade, presença de Fiscais Agropecuários Estaduais, Engenheiros Agrônomos e da Diretoria de Sanidade Vegetal que vem colaborando com trabalhos desenvolvidos no Estado.


 

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará
Jornalista:Gleysiane de Sousa Silva – (85) 3101.2457
gleysiane.sousa@adagri.ce.gov.br