Fiscais da UL de Brejo Santo realizam ações de vigilância

10 de fevereiro de 2014 - 17:04

Os Fiscais Agropecuários da UL de Brejo Santo, Engenheiro Agrônomo José de Oliveira Santos e a Médica Veterinária Simone Francisca de Lira, interceptaram dia 5 de fevereiro, no posto de vigilância zoofitossanitária de Jati, na divisa do Estado do Ceará com  Pernambuco um caminhão transportando “15 milheiros” de bananas.

A carga não tinha permissão de trânsito,  portanto em desacordo com a legislação referente ao trânsito de vegetais com restrições quarentenária: artigo 13 da lei estadual 14.145/08, que determina que o trânsito interestadual de vegetais e seus produtos hospedeiros de pragas quarentenárias, com destino a local oficialmente livre das mesmas seja feito quando acompanhado da PTV, bem como com  a IN (MAPA) nº 17/05 que aprova os procedimentos para manutenção de área livre de sigatoka negra e a IN  (MAPA) nº 54/07  que aprova a Norma Técnica para a utilização da Permissão de Trânsito de Vegetais – PTV. 

Conforme relatou o condutor do veículo  as bananas foram adquiridas na CEASA de Caruaru (PE) e o destino era a cidade de Juazeiro do Norte (CE). Como o veículo não havia adentrado no território cearense e ainda encontrava-se na divisa o Estado de Pernambuco, no  pátio do posto de fiscalização da  SEFAZ em Jatí, a Fiscalização determinou  o retorno da carga a origem.

Em menos de um mês, esta foi a terceira carga  oriunda do Estado do Pernambuco que tenta adentrar no Estado do Ceará, com banana sem a certificação fitossanitária de origem que comprove que a mesma foi produzida em área livre das pragas quarentenárias A2, sigatoka negra e moko da bananeira.

Esta ação faz parte do compromisso do Estado do Ceará, através da sua Agência de Defesa Agropecuária, em manter o status de área livre em relação às pragas citadas, como forma de preservar o seu patrimônio fitossanitário.

Segundo Tito Carneiro, Diretor de Sanidade Vegetal/DISAV, a fiscalização do trânsito é uma das principais ferramentas de defesa agropecuária no sentido de se evitar a introdução e dispersão de pragas e é uma ação prioritária e permanente da Agência.

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará
Jornalista:Gleysiane de Sousa Silva – (85) 3101.2457
gleysiane.sousa@adagri.ce.gov.br