ADAGRI apresenta plataforma de gestão durante o AGROPACTO

22 de maio de 2014 - 03:00

Técnicos da ADAGRI participaram do Encontro Quinzenal do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense – 734º, no dia 20 de maio, apresentando a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA).

A ferramenta constitui-se num banco de dados único que reunirá informações sobre a produção e o trânsito dos animais no Brasil, além de interligar informações dos órgãos de defesa agropecuária de todos os estados com o sistema do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Lançada em abril de 2012, a PGA é fruto de uma parceria do MAPA com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Inicialmente, a plataforma está sendo alimentada com dados da pecuária bovina brasileira. Num segundo momento serão incorporados ao sistema informações sobre o Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (SISBOV) e o Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (SIGSIF).

A ideia é que estabelecimentos rurais e frigoríficos tenham acesso ao sistema, através de senhas e possam alimentar o banco de dados. A plataforma será gerenciada pelo Ministério da Agricultura. Os órgãos de fiscalização também poderão usar o sistema para verificar a autenticidade de documentos dentro da cadeia produtiva

O banco de dados nacional garantirá maior credibilidade e transparência no processo, fazendo com que o Brasil ofereça mais segurança para os consumidores internos e conquiste novos mercados para produtos e subprodutos de origem animal.

Atualmente, estão em desenvolvimento os módulos de integração do Estado do Ceará com a PGA. Das 28 informações necessárias, 10 já estão desenvolvidas aguardando o desenvolvimento dos módulos restantes para que seja iniciado a integração da Adagri com a PGA.

A Gerência de Tecnologia da Informação-GETIN/ADAGRI está realizando o envio das informações de nossa base de dados para a Plataforma de Gestão Agropecuária com previsão de conclusão no próximo mês de junho.

 

Liliane Nogueira Melo Lima

Gerente de Comunicação de Riscos e Treinamento

liliane.nogueira@adagri.ce.gov.br