UL de Itapipoca participa de Oficina de Conservação de forragens

10 de junho de 2014 - 16:14

Durante a capacitação  foram tratados temas relacionados a sanidade animal e  vegetal

Os Fiscais Agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará -Adagri,  Patrícia Gomes de Matos Teixeira e Rodolfo Moriconi, ministraram uma capacitação sobre produção de feno na Comunidade Macaquinho em parceria com EMATERCE,  Secretaria Municipal de Agricultura  e Secretaria Municipal de Ação Social, todos do município de Itapipoca.

Usado como forragem para o gado o feno possui valor nutritivo e permite um armazenamento por mais tempo vez que é feito de plantas ceifadas e  secas.

O treinamento teve como objetivo difundir a estratégia de conservação de forragens para os animais, especialmente quando o período seco chegar. Foram capacitados 10 produtores, que funcionarão como replicadores dessa tecnologia de produção de alimentos para os animais.

A capacitação foi toda prática, começando pela escolha do pasto a ser roçado, a desidratação dos vegetais, ponto de feno, formação dos fardos e armazenamento.

Na ocasião foram tratados temas como sanidade animal e vegetal, com demonstração de manejo sanitário de caprinos, em um curral da comunidade. Os participantes são pequenos produtores fornecedores de alimento para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Itapipoca.

Este evento foi realizado pela Adagri e faz parte das ações de educação sanitária que constitui uma importante ferramenta promoção e proteção à saúde animal e vegetal.

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará
Jornalista:Gleysiane de Sousa Silva – (85) 3101.2457