Abatedouro Clandestino de suíno é fechado em Iguatu

24 de junho de 2014 - 16:53

 

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri) e da Vigilância Sanitária de Iguatu realizaram no início da noite desta sexta-feira,20, uma operação de combate ao abate irregular de animais que resultou no fechamento de um abatedouro clandestino de suínos.

Durante a fiscalização uma carcaça de um animal foi apreendida. Ninguém foi preso, mas o dono da propriedade será notificado e responderá pelo crime.

Os animais eram abatidos em uma propriedade no bairro Areias, na periferia de Iguatu, próximo a uma fabrica de alumínios. De acordo com fiscais da Adagri, a matança acontecia de forma irregular, já que a propriedade não tinha autorização para realizar esse tipo de serviço.

Durante a fiscalização uma peça de carne foi encontrada exposta, tendo contato direto com insetos, sem nenhum tipo de proteção ou higiene e bem próxima ao chão junto a sangue e fezes. “A matança era feita ao lado desta pocilga de onde são criados animais, dai escorria o esgoto que se misturam com dejetos e sobras dos animais que era mortos e tudo isso a céu aberto”, explicou Vanessa Chaves, fiscal da Adagri ressaltando que pelas condições e objetos que foram encontrados no local, o abate acontecia com regularidade.

O local foi lacrado, a carne foi levada para incineração e o dono da propriedade que não foi localizado, será notificado e responderá pelo crime. De acordo com Gilson Alencar, da Vigilância Sanitária de Iguatu, será intensificada a fiscalização no município.

Publicado  por Honório Barbosa em 23/06/2014:Diário do Nordeste