Ameaças Fitossanitárias – regiões Sul e Sudeste recebem eventos da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária

8 de julho de 2014 - 12:55

Eventos são abertos ao público e acontecerão em Bento Gonçalves (11/9) e Fortaleza (25/9)

Depois de realizar workshops sobre Ameaças Fitossanitárias nas regiões Sudeste (São Paulo e Campinas, SP), Norte (Vilhena, RO) e Centro-Oeste (Brasília, DF), a SBDA – Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária promoverá um evento na região Nordeste (Fortaleza, CE) e um na região Sul (Bento Gonçalves, RS).

O evento de Bento Gonçalves acontecerá no dia 11 de setembro, no Hotel Dall’Onder. O evento será dividido em dois momentos: no primeiro, será apresentado um histórico sobre pragas que entraram no Brasil e que vêm trazendo problemas ao agricultor da região Sul, tais como a lagarta helicoverpa, o fogo bacteriano, o cancro europeu e, mais recentemente, Drosophila suzukii. Está prevista também a apresentação dos resultados do programa de erradicação da Cydia pomonella que, em cerca de 10 anos, está conseguindo manter os pomares brasileiros de maçã livres dessa praga graças a um programa coordenado pelo Departamento de Sanidade Vegetal do MAPA e contando com o apoio dos órgãos de Defesa Agropecuária do RS e SC, setor privado e pesquisa.

Num segundo momento, serão apresentados estudos sobre pragas que ocorrem nos países do Cone Sul e que, pela proximidade geográfica e intenso trânsito, ameaçam a agricultura dos estados do Sul do Brasil.O coordenador do evento, Vinícius Grasselli, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul considera que esta é uma oportunidade para que profissionais de fiscalização, produtores e entidades de representação tenham contato com pesquisadores da área para conhecer melhor as pragas que tanto causam preocupação. “Contamos com a participação de todos – produtores, docentes, pesquisadores, responsáveis técnicos e estudantes. Conhecer as ameaças é a primeira etapa para estarmos melhor preparados para situações de crise”, diz Vinícius.

Duas semanas depois, acontecerá o evento na região Nordeste, durante a Frutal, a principal feira do setor de fruticultura do estado do Ceará. Serão apresentados dados sobre pragas exóticas que se estabeleceram como problemas importantes para a fruticultura tropical, tais como a mosca-das-frutas Ceratitis capitata. Esta é uma espécie que foi detectada no Brasil em 1901 e que, desde então, se dispersou por todo o país, representando um problema sério pois, além de causar as perdas em campo, faz com que o produtor de frutas tropicais tenha que realizar uma série de medidas fitossanitárias para atender o mercado externo.

O assunto é tão sério que a interceptação de larvas nos frutos pode levar ao rechaço de cargas e até mesmo a perda de mercados externos. “O Nordeste brasileiro não pode correr o risco de perder um de seus principais produtos agrícolas, que são as frutas tropicais, como melão, manga, mamão e uva de mesa”, diz Tito Carneiro, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará e coordenador do evento. “Evitar a entrada de novas pragas é ainda mais importante quando se considera que estamos falando de culturas de baixo suporte fitossanitário. Apesar de ter sido publicada uma legislação do MAPA que vai agilizar o registro de tecnologias para estas culturas, ainda faltam opções “, completa Tito .

Com estes eventos, a SBDA conclui um ciclo importante e atinge o objetivo de levar informações a todas as regiões do país. “Eventos desta natureza são fundamentais para o fortalecimento da Defesa Agropecuária, enquanto política pública alicerçada na responsabilidade compartilhada, multidisciplinaridade, de consequências sociais, econômicas e ambientais”, reforça Paulo Emílio Torres, presidente da entidade.

Serviço
A SBDA – Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária é uma entidade privada, sem fins lucrativos, fundada com o objetivo de promover a aproximação entre serviços oficiais, setor privado e academia em torno de temas ligados à Defesa Agropecuária.

Programação e inscrições:
RS (11/9): http://www.ameacasrs.eventize.com.br/
CE (25/9): http://www.ameacasce.eventize.com.br/

As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Para mais informações, contate a empresa organizadora através do telefone 31 3466 2161 ou e-mail consultoria@defesaagropecuaria.com

Fonte: SBDA