2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa

3 de novembro de 2014 - 14:21

A campanha será realizada de 3 de novembro a 2 de dezembro

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e da Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI) lançarão oficialmente a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Ceará no próximo dia 5 de novembro na fazenda Lagoa dos Porcos(Grupo Bom Jesus) localizada no município de Caucaia. A campanha começa no dia 3 de novembro e vai até 2 de dezembro.

O Ceará foi reconhecido internacionalmente como zona livre de febre aftosa, com vacinação neste ano, no dia 29 de maio em Paris durante conferência da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, após auditoria realizada no Estado em fevereiro, onde foram avaliadas as ações que o Ceará está desenvolvendo no que diz respeito aos programas de sanidade animal executadas pela ADAGRI.

Na primeira etapa da Campanha, em maio de 2014, foi vacinado 94,5% do rebanho de bovinos e bubalinos sendo mais de 88% das propriedades imunizadas. Na segunda etapa da campanha a Adagri pretende alcançar a meta de vacinar acima de 95% do rebanho em todos os municípios.
A Febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que ataca todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos.

 

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará
Jornalista:Gleysiane de Sousa Silva – (85) 3101.2457
gleysiane.sousa@adagri.ce.gov.br