Definição de controle da Mosca Minadora das Cucurbitáceas

8 de dezembro de 2014 - 17:11

O encontro serviu para definir medidas sobre impacto referente a pragas na área livre de Anastrepha grandis

 

Representantes da Adagri, Idiarn, Ufersa e produtores (Univale e Coex), Reuniram-se em Mossoró/RN, no período de 04 e 05 de dezembro, para tratarem de alternativas de controle da Mosca Minadora das Cucurbitáceas (Lyriomyza sativae (Blanchard) ( Díptera: Agromyzidae), que, segundo o Professor da UFERSA, Doutor em Entomologia Elton Lucio de Araujo, nos últimos 10 anos, vem causando perdas econômicas consideráveis aos produtores de Cucurbitáceas..

Os Gestores da Adagri e Idiarn preparam o diagnóstico referente aos impactos que a praga vem causando na Área Livre de Anastrepha grandis, o qual foi apresentado no dia 5 de dezembro, aos produtores em reunião na Pró reitoria de Pesquisa da Ufersa.

Como conclusão, as duas Agências, contando com a referência do especialista em Moscas da Frutas Professor Elton Lucio, sugerem a adoção imediata de manejo que contemple ações de eliminação imediata de restos culturais, utilização de uma grade ampla de inseticidas registrados e mais seletivos. É recomendado ainda que sejam desencadeadas ações de pesquisa visando aprofundar estudos relativos às pragas, seus controles e manejos dos cultivos no âmbito da Área Livre de Anastrepha grandis (Mosca das Frutas).

Segundo Tito Carneiro, Diretor de Sanidade Vegetal da Adagri, o diagnóstico será encaminhado à Federação da Agricultura do Estado do Ceará para que aquela FAEC encaminhe sugestões ao MAPA com vistas a viabilizar a ampliação de produtos registrados que melhor atendam às necessidades técnicas de controle desta preocupante praga.

 

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará
Jornalista:Gleysiane de Sousa Silva – (85) 3101.2457
gleysiane.sousa@adagri.ce.gov.br