Termina hoje o prazo para declaração da vacina

17 de dezembro de 2014 - 13:16

Declaração da Vacina contra a febre aftosa acontece até 17 de dezembro

A segunda etapa da campanha de Vacinação contra a febre aftosa teve início no dia 3 de novembro e ocorreu até 2 de dezembro. Agora a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI), está no período de recebimento das declarações da vacina. De acordo com o Coordenador da Campanha Joaquim Sampaio o índice alcançado nesta etapa será divulgado oficialmente dia (22), durante entrevista coletiva.

De acordo com o diretor de Sanidade Animal, Amorim Sobreira, os criadores devem fazer a declaração da vacina até hoje. “É importante para que o Estado possa contabilizar o índice de imunização do rebanho de bovino e bubalino contra a doença. Caso isso não ocorra, o criador inadimplente receberá uma multa por não vacinar o rebanho no valor aproximado de R$16,00 por animal e será impedido de realizar qualquer serviço na ADAGRI, tais como emissão de GTA, ficha sanitária, entre outros, até que seja regularizada a situação”, Afirma Amorim Sobreira.

Na primeira etapa da Campanha, em maio de 2014, foram vacinados 95,55% do rebanho de bovinos e bubalinos sendo mais de 88% das propriedades imunizadas. Nesta segunda etapa da campanha de 2014 a Agência pretende alcançar a meta de vacinar acima de 95% do rebanho em todos os municípios.

O Ceará foi reconhecido internacionalmente como zona livre de febre aftosa com vacinação neste ano, no dia 29 de maio em Paris durante conferência da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, após auditoria realizada no Estado em fevereiro, onde foram avaliadas as ações que o Ceará está desenvolvendo no que diz respeito aos programas de sanidade animal executadas pela ADAGRI.

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará
Jornalista:Gleysiane de Sousa Silva – (85) 3101.2457
gleysiane.sousa@adagri.ce.gov.br