Curso de Certificação Fitossanitária de Origem

18 de agosto de 2015 - 18:54

 

Abertas Inscrições para o Curso de Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidado (CFOC) em Fortaleza

 

Estão abertas as inscrições para o curso de habilitação de Responsáveis Técnicos para Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidado (CFOC). O curso será realizado no período de 19 a 23 de outubro de 2015 na Superintendência Federal da Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em Fortaleza – Ce.

Essa certificação é uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA), regulamentada pela INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 55, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2007 , que aprova a Norma Técnica para a utilização do Certificado Fitossanitário de Origem – CFO e do Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado – CFOC no País.

O objetivo é habilitar Engenheiros Agrônomos para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) para as pragas Sigatoka-Negra da Bananeira (Mycosphaerella fijiensis), Moko da Bananeira (Ralstonia solanacearum raça 2), Cochonilha-do-Carmim (Dactylopius opuntiae), Mancha-Anelar do Mamoeiro (Papaya ringspot virus – PRSV), Amarelo-Letal do Mamoeiro (Papaya lethal yellowing virus – PLYV), Meleira do Mamoeiro (Papaya sticky disease virus, PSDV), Moscas-das-Frutas (Ceratitis capitata, Bactrocera carambolae e Anastrepha spp.), Cancro-Cítrico (Xanthomonas axonopodis pv. citri), CVC (Xylella fastidiosa), Pinta-Preta dos Citros (Guignardia citricarpa), Greening/HLB (Candidatus Liberibacter spp.), Mosca-Negra dos Citros (Aleurocanthus woglumi), Cancro-Bacteriano-da-Videira (Xanthomonas campestris pv. viticola), Tripes (Thrips palmi) e Moscas-Brancas (Bemisia tabaci e B. argentifolli).

São ofertadas 50 vagas, com taxa de inscrição no valor de R$239,84 a sr paga através de boleto bancário. Clique aqui e tenha acesso ao formulário de inscrição..

Confira a programação do curso clicando aqui. Os participantes deverão ter 100% de presença e alcançar 75% de aprovação na prova para conseguirem a habilitação como Responsáveis Técnicos (RTs) e receberão uma habilitação para emissão do CFO e CFOC .

Os profissionais já habilitados e devidamente regularizados, que tenham interesse em incluir novas pragas em sua habilitação, deverão preencher a ficha de inscrição e fazer um requerimento formalizando quais pragas desejam incluir.

No dia do curso os participantes deverão entregar 3 (três) fotos 3×4, cópia da carteira do CREA e a declaração de quitação junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Mais informações no telefone:

(85)3433-3403 ou pelo e-mail marcia.torres@adagri.ce.gov.br e valquiria.fonseca@adagri.ce.gov.br