ADAGRI PROMOVEU CICLO DE PALESTRAS SOBRE A PRAGA HELICOVERPA

9 de setembro de 2015 - 19:14

 

ADAGRI PROMOVEU CICLO DE PALESTRAS SOBRE A PRAGA HELICOVERPA

 

A Helicoverpa armigera é uma lagarta identificada recentemente, que tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos principalmente às lavouras de milho, soja e algodão. H. armigera é uma espécie extremamente polífaga, cujas larvas foram registradas em mais de 60 espécies de plantas cultivadas e silvestres e em cerca de 67 famílias hospedeiras, incluindo Asteraceae, Fabeaceae, Malvaceae, Poaceae e Solanaceae, podendo causar danos a diferentes culturas de importância econômica, como o algodão, leguminosas em geral, sorgo, milho, tomate, plantas ornamentais e frutíferas. As lagartas de H. armigera se alimentam de folhas e caules, contudo, têm preferência por brotos, inflorescências, frutos e vagens causando danos tanto na fase vegetativa quanto reprodutiva.

Na safra 2011/2012, foi registrado um grande surto de lagartas de H. armigera na região oeste da Bahia, especialmente no algodoeiro, quando foram constatadas perdas de até 80% da produção desta cultura, segundo relatos dos produtores. No Ceará, a praga foi detectada em 2014 por Fiscais da Adagri na Região da Serra da Ibiapaba, atacando plantios de pimentão e milho, mais precisamente nos municípios de Tianguá, Ubajara e São Benedito.

A Área Vegetal da Adagri, sob a coordenação do Diretor Tito carneiro e do Gerente de Gestão de Risco Tuffi Habibe, promoveu no mês de agosto de 2015, nos municípios de Fortaleza, Tianguá, Iguatu e limoeiro do Norte, um Ciclo de Palestras sobre a ocorrência da praga no Brasil, tendo como Palestrantes o Diretor Tito Carneiro, o Gerente, Tuffi Habibe e a Fiscal da Adab, Dra Suely Brito, especialista no assunto. Segundo o Gerente, o evento contou com a participação de produtores, empresários, Técnicos e Gestores das Agências de Defesa do Piauí e do Rio Grande do Norte, Responsáveis Técnicos e estudantes. Foram abordados temas como a ocorrência desta praga no Brasil, o impacto desta praga na agricultura do Brasil, as formas de controle e as ações da ADAGRI diante da sua ocorrência no estado. Como desdobramento da ocorrência desta praga no Estado, receberemos no final do mês de setembro um integrante do DSV/MAPA e um, Pesquisador da Embrapa do Distrito Federal, com o objetivo de avaliar a situação atual e efetuar novas coletas nas áreas onde foram constatadas as ocorrências.

 

Informado por

Tuffi Cerqueira Habibe

Eng° Agrônomo – Gerência de Gestão de Risco – GERIS


Luiz de Oliveira Costa Júnior

Gerente de Comunicação – 3101 2457