OFICINA DE MANEJO SUSTETÁVEL DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA

13 de outubro de 2015 - 11:30

 

OFICINA DE MANEJO SUSTENTÁVEL DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA

 

Participaram como palestrantes, nas oficinas realizadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA, coordenada pelo servidor Josemar Frazão, realizada simultaneamente nos municípios de Iguatú e Cedro, nos dias 07 e 08/10/2015, os fiscais agropecuários médicos veterinários Cicero Wanderlô (NL de Icó), Vanessa Chaves (NL de Iguatú); os engenheiros agrônomos José de Oliveira (NL de Brejo Santo) e Oscarito Ramos (NL de Iguatú) e agente de defesa Cristiano Benedito (NL de Iguatú).

A temática da oficina foi: Manejo Sustentável de Produção Agropecuária, que teve a participação do IBAMA, COGERH, ADAGRI, além da SEMA.

O fiscal agropecuário José de Oliveira e Oscarito Ramos ministraram palestras sobre “Fiscalização Agropecuária no Campo: Direitos e Deveres” e Cicero Wanderlô e Vanessa Vieira abordaram o tema “ Educação Sanitária na Agropecuária”.

Participaram da oficina os servidores das secretarias de agricultura e de meio ambiente dos municípios citados, além de engenheiros agrônomos, estudantes do ensino médio e fundamental e agropecuaristas.

Nas duas oficinas participaram 43 pessoas, sendo 22 no município de Iguatú e 21 no de Cedro.

Sobre os temas abordados pela ADAGRI os participantes demonstraram interesse, haja vista que educação sanitária está muito relacionada a saúde humana e dos animais e da sanidade dos vegetais, além da qualidade dos produtos e subprodutos agropecuários.

Quanto a, Fiscalização no Campo, houveram posicionamentos relacionados ao poder de polícia administrativa exercido pela ADAGRI, o rito processual adotado e a aplicação de penalidades em decorrência de irregularidades praticadas, no descumprimento à legislação que regulamenta o processo de produção agropecuária.

Por ocasião da palestra sobre fiscalização no campo, os participantes receberam orientações sobre os seus direitos, principalmente o direito ao contraditório e ampla defesa; assim como o dever de receber o fiscal com cordialidade.

No encerramento da oficina realizado no município do Cedro, houve a participação do prefeito, Dr. Nílson Diniz, que agradeceu a participação dos palestrantes e dos órgãos participantes, além público presente, principalmente ao seu secretário de meio ambiente e recursos hídricos, Sr. Ellesson Gouveia, em nome de quem agradeceu o empenho dos demais servidores municipais envolvidos nesta ação. Falou que ações educativas e orientativas como esta que ora se encerra, também fazem parte do seu modelo de gestão.

 

 

 

 

Informado por:

José de Oliveira Santos

Fiscal Estadual Agropecuário

Engenheiro Agrônomo

Especialista em Proteção de Plantas – UFV/MG

 

Luiz de Oliveira Costa Júnior

Gerente de comunicação