HOMOLOGAÇÃO DE CAMPOS DE PRODUÇÃO DE PALMA FORRAGEIRA

16 de novembro de 2015 - 16:53

 

HOMOLOGAÇÃO DE CAMPOS DE PRODUÇÃO DE PALMA FORRAGEIRA

 

A ADAGRI vem participando do processo de homologação de campos de produção de palmas forrageiras gigantes destinadas à venda de raquetes para plantio, apoiando o Ministério da Agricultura, realizando inspeção fitossanitária para detecção de ocorrência de cochonilha do carmim, nesta cactácea.

 

Com esta finalidade os fiscais estaduais agropecuários José de Oliveira Santos, NL de Brejo Santo e Renato Rildênio Cavalcante, NL de Baturité e os fiscais federais Felipe Marques e Lucelindo Ferreira da SFA-CE., realizaram através de amostragem, inspeção fitossanitária em campos de produção de palma forrageira, pertencentes a 08 dos 16 produtores rurais do município de Madalena, no período de 09 a 12/11/15, cujos lotes estão cadastrados no ministério.

 

Estas áreas já foram objeto de inspeção fitossanitária e de fiscalização do processo de produção, em ação conjunta realizada em maio de 2015 pelo Ministério da Agricultura, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário e pela ADAGRI, em 18 produtores, sendo que destes, naquela época, 02 tiveram os seus lotes descartados, por não atenderem os requisitos da lei 10.711/03, que trata dos procedimentos referentes aos processos de produção de sementes e mudas em todo o território nacional.

 

Todas as áreas inspecionadas pertencem produtores rurais associados à Associações dos Moradores dos Sítios Cajazeiras e Espinheiro, cadastrada no RENASEM – Registro Nacional de Sementes e Mudas do Ministério da Agricultura, na SFA-CE., sob nº CE 02953/2013.

 

De forma endêmica na região e sob controle nos campos inspecionados foi verificado apenas a ocorrência de algumas pragas sem importância quarentenária, entre elas a podridão seca escamosa, gomose, podridão negra, mancha de alternária e cochonilha escama farinha.

 

Apesar de a suspeita declarada por um informante, de que no município de Madalena já havia a ocorrência de cochonilha do carmim, nas plantas inspecionadas não foi verificado sinais deste inseto.

 

Conforme verificado, a região continua indene em relação a esta praga quarentenária A2, onde provavelmente a mesma só esteja presente no território cearense nos municípios da região sul do Estado.

 

Concluída a inspeção fitossanitária, dentro das suas competências, os fiscais agropecuários do MAPA e da ADAGRI, emitiram termos de fiscalização, circunstanciados aos fatos constatados.

 

De forma conclusiva, os fiscais do Ministério da Agricultura, atestaram que os lotes de produção de palma forrageira do município de Madalena, atualmente cadastrados no RENASEM, estão habilitados para efetuarem o trânsito do material vegetal propagativo, com a finalidade a que se destina, plantio.

 

 

 

Informado por:

José de Oliveira Santos

Fiscal Estadual Agropecuário

Engenheiro Agrônomo

Especialista em Produção de Plantas – UFV/MG

Fone (88) 3531 1583 / 99964 -2437

 

Luiz de Oliveira Costa Júnior

Gerente de Comunicação