Erradicação do Cancro Cítrico em Limoeiro do Norte

16 de setembro de 2016 - 03:00

No período de 29 de agosto a 02 de setembro a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará, Adagri, e a Superintendência Federal da Agricultura no Estado do Ceara, do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento realizaram em conjunto mais uma ação de erradicação do foco de Cancro Cítrico, causado pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri.

A ação se deu na comunidade Saquinho no município de Limoeiro do Norte, região de tradicional produção de citros. Aproximadamente 2.900 plantas e mudas de plantios comerciais e “fundos de quintais” foram eliminadas através de arranque e queima. Além da Adagri e SFA/MAPA, a ação contou com o apoio logístico da Secretaria Municipal de Agricultura de Limoeiro do Norte.

A erradicação obrigatória do Cancro Cítrico é prevista em normas específicas e visa conter a disseminação desta bactéria, que geralmente é veiculada pelo homem através de equipamentos, ferramentas, veículos, etc. Segundo a gerente de Gestão de Risco da Adagri, Neiliane Borges, os fiscais estaduais agropecuários vem rotineiramente executando ações de prospecção de pragas dos citros em todo o estado do Ceará, contribuindo assim com a viabilidade econômica na atividade da citricultura.