Ações do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros – ADAGRI.
11 de setembro de 2017 - 19:05
Ações do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros – ADAGRI.
Em Crateús, no período de 04 a 06 de setembro de 2017, foram realizadas atividades do Programa Estadual da Raiva dos Herbívoros.
Dentre as ações realizadas pela equipe, Núcleo de Crateús e a Coordenação Estadual da Raiva, tivemos coleta de material de sistema nervoso central (SNC); entrevistas de rádio; reunião com as entidades parceiras e vacinação assistida, onde tivemos aproximadamente 300 animais imunizados para raiva, entre as espécies, bovina e equídea.
O município de Crateús, está passando por uma Epizootia, animais da espécie bovina foram positivos para raiva, exames realizados no Lacen (Fortaleza). De acordo com levantamento realizado no município de Crateús, desde março de 2017, animais do rebanho morreram, entre bovinos, ovinos, equídeos. E, aproximadamente, 55 pessoas, entraram em contato com estes animais. Estas pessoas já foram avaliadas pela Secretaria de Saúde para as devidas providências.
O Serviço Veterinário Oficial – ADAGRI (N.L Crateus) foi notificado, dia 25 de agosto, da mortalidade de um animal, pelo produtor conhecido como Sr. Nenzito. As notificações passaram a ser informadas a Adagri, após trabalhos educativos realizado no município, no início de agosto, pela Coordenação Estadual do Programa de Raiva e o Fiscal Francisco do N.L de Crateús.
O Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH) da ADAGRI, visa controlar ou minimizar os casos de Raiva em Herbívoros em nosso Estado, ação preconizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH).
A Coordenação Estadual do Programa, alerta aos produtores rurais e as entidades parceiras¹ para que informem suspeitas de casos de raiva, presença de animais agredidos pelo morcego hematófago ou existência de abrigos desses animais, aos Núcleos Locais da ADAGRI, endereços disponíveis em www.adagri.ce.gov.br, ou ainda pelo e-mail disan@adagri.ce.gov.br, ou pelo telefone 0800 280 0410 (ligação gratuita).
¹Secretarias Municipais de Agricultura, EMATER–CE, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Federação das Associações Comunitárias, Agentes Comunitários de Saúde
Informado por:
Avatar Martins Loureiro
Gerência de Emergências (GEREM)
Luiz de Oliveira Costa Júnior
Gerente de Comunicação